Home - Outros Destaques - Nuno Moita venceu em Oliveira do Hospital com 64 votos contra 44 na corrida à Federação do PS Coimbra

Nuno Moita venceu em Oliveira do Hospital com 64 votos contra 44 na corrida à Federação do PS Coimbra

O candidato Nuno Moita venceu (64 contra 44) em Oliveira do Hospital na corrida para a Federação Distrital de Coimbra que também ganhou e ajudou a que metade daquelas estruturas mudassem de lideres. João Portugal ainda conseguiu vencer na mesa de Oliveira do Hospital por 16 votos de diferenças (35 contra 19), mas foi literalmente esmagado em Alvôco das Várzeas (com 24 votos para Nuno Moita e zero para João Portugal) e em Lagares da Beira onde Nuno Moita somou 21 votos contra nove do adversário. Com estes resultados, Nuno Moita elegeu 12 delegados, contra 10 do adversário.

A candidatura de Nuno Moita, que teve o apoio do ex-vereador do município oliveirense João Ramalhete teve, segundo um apoiante da candidatura, como principais protagonistas para o resultado conseguido em Oliveira do Hospital alguns membros do PS local, como o membro da comissão política concelhia e deputado municipal Francisco José Garcia, o membro da Comissão Política Concelhia e Chefe de Gabinete do presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Daniel Costa, bem como Vasco Brantuas, membro da comissão política concelhia e presidente da junta de freguesia da Bobadela, além de José Ferreira, membro da comissão política concelhia e deputado municipal. Estes nomes contribuíram para que Coimbra fosse uma das nove Federações a mudar de líder. A mesma fonte garantiu ainda que não houve divisões ou guerras e que o PS oliveirense saiu mais forte. “No final, fomos, elementos de ambas as listas, fomos jantar juntos”, rematou.

No global, nove das 19 federações do PS que foram a votos neste fim-de-semana mudaram de liderança. Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova, passa a liderar em Coimbra, o deputado José Rui Cruz ganhou em Viseu e Alexandre Lote, vice-presidente da Câmara de Fornos de Algodres, à frente na Guarda. as restantes federações que mudaram de líder foram as seguintes: Hugo Costa (Santarém), Ricardo Pinheiro (Portalegre), Vítor Pereira, presidente da Câmara da Covilhã, venceu em Castelo Branco; Luís Dias, presidente da Câmara de Vendas Novas, a conquistar a Federação de Évora; Nelson Brito, presidente da Câmara de Aljustrel, a liderar no Baixo Alentejo; e Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, a suceder ao secretário de Estado da Saúde, António Sales.

Já nas principais federações socialistas verificou-se a continuidade: o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, mantém-se na Federação da Área Urbana de Lisboa; o eurodeputado Manuel Pizarro continua à frente no Porto; o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, fica em Setúbal; e o antigo “dinossauro autárquico” e actual deputado Joaquim Barreto ultrapassou a concorrência em Braga.

LEIA TAMBÉM

Incêndio na freguesia de Meruge em fase de conclusão

O incêndio na freguesia de Meruge, concelho de Oliveira do Hospital, já se encontra em …

Incêndio lavra em Meruge e mobiliza mais de 130 bombeiros

Um incêndio na freguesia de Meruge, concelho de Oliveira do Hospital, mobiliza, neste momento, 131 …