Home - Opinião - O ambiente político actual. Autor: Nuno Tavares Pereira

O ambiente político actual. Autor: Nuno Tavares Pereira

Vivemos actualmente um clima de terror democrático. De um lado uma esquerda radical e extremada que mandou no Governo durante seis anos, por outro uma direita não menos radical em se auto destruir… Mas existem culpados?

Sim. António Costa tem alimentado guerrilhas à direita e destruído inimigos à esquerda. De uma vez só, aproveitando o normal funcionamento interno dos partidos de direita (3 em plenas eleições internas) e por outro lado inflacionado o chumbo por parte da esquerda, o chefe Socialista mantém-se reservado e escondido, enquanto a oposição se digladia.

Marcelo Rebelo de Sousa, que pensava que com o espirro das eleições antecipadas metia tudo no sítio, criou agora uma situação que poderá ser ingovernável. Poderemos entrar num período de diversas eleições legislativas até se encontrar uma solução… Quem perde? Essa será a grande questão. Em relação às últimas legislativas, aposto numa quebra abrupta do PCP, PAN e Livre, uma quebra mais suave do Be e do PS. Estabilização do CDS e PSD e crescimento da Iniciativa Liberal e do Chega.

A nível de lugares na Assembleia pouco mudará, pois, o único registo assinalável é a passagem de deputados eleitos do lado esquerdo para o lado direito da Assembleia. A direita toda junta não terá maioria absoluta e a esquerda só toda junta é que terá maioria absoluta. Ficamos onde??

A guardar que a UE nos venha governar em época de aplicação de fundos europeus do PRR…

 

 

Autor: Nuno Tavares Pereira

LEIA TAMBÉM

COP26 – A tentativa de controlar a estufa da Terra. Autor: Joaquim C.G. Esteves da Silva

As Conferências das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (COP) tiveram …

 “Até sempre coronel Rui Santos Silva!  Viva o 25 de Abril!”. Autor: João Dinis

Ao saber de teu falecimento faço – “Sentido!” – eu que não fui nem sou …