Home - Últimas - O drama em lar de Ciudad Rodrigo e a solidariedade de Salamanca

O drama em lar de Ciudad Rodrigo e a solidariedade de Salamanca

A Junta de Castela e Leão começou a intervir, conforme revelado pelo próprio organismo autónomo, na Residência Caracillo em Ciudad Rodrigo, que devido à falta de pessoal que sofreu devido ao contágio por COVID-19 de vários de seus trabalhadores. Especificamente, de sua equipe de 21 trabalhadores, cinco já testaram positivo para coronavírus, enquanto outros dois apresentam sintomas compatíveis com a doença.

Sem as sete trabalhadores, a Residência procurava recrutar pessoal, explica o jornal Cidade Rodrigo Al Día, no entanto, parece que não foi possível preencher todas as lacunas, motivo pelo qual os Ministérios da Família e da Igualdade de Oportunidades e Saúde da Junta decidiram intervir tomando uma série de medidas. Por um lado, foi decretada a transferência de 30 dos 74 utentes para a residência privada Montevidéu de Salamanca, onde ocuparão uma ala independente. Todos esses residentes realocados estão livres de sintomas compatíveis com o coronavírus.

A direcção da Residência Caracillo agradeceu a disposição demonstrada pela Residência de Salamanca, ao mesmo tempo que “lamentou a inconveniência que esse tipo de decisão possa causar aos utentes e familiares, cujo objectivo principal é garantir o cuidado e a atenção dos idosos”. Após essa transferência, o Caracillo Residence Hall fica com 44 idosos, número indicado para o número de funcionários disponíveis.

Por outro lado, a Junta de Castela e Leão nomeou um funcionário público para director do Caracillo Residence Hall . Conforme explicou o Conselho, essas medidas são tomadas para garantir “atendimento adequado aos idosos” , seguindo as disposições dos decretos que o Governo da Espanha emitiu nas últimas semanas. Recorde-se que a Junta adoptou essa medida dois dias depois da própria Residência Caracillo lamentar, através das redes sociais, a ajuda material muito pobre recebida da Junta de Castela e Leão.

LEIA TAMBÉM

Candidato do PSD assegura que conseguiu equilíbrio financeiro da CM de Celorico da Beira e que o concelho está “recuperar o respeito perdido”

O recandidato do PSD à Câmara Municipal de Celorico da Beira assegurou, durante a apresentação …

Um ferido grave em despiste no Carregal do Sal

Um homem, de 25 anos, ficou gravemente ferido após despiste do carro que conduzia em …