Amanhã, 29 de março, decorre em Oliveira do Hospital uma conferência intitulada “O melhor terapeuta tem 4 patas e pelo?”. A sessão terá lugar na Casa da Cultura César Oliveira a partir das 9h30 e prolongar-se-á ao longo de todo o dia.
A conferência é realizada com a colaboração da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e tem como orador convidado DR. Aubrey H. Fine, psicólogo, professor na Universidade da Califórnia, com uma carreira de cerca de 30 anos na área da Saúde/Educação a desenvolver, aplicar e integrar as I.A.A. – Intervenções Assistidas com Animais.
Natural de Montreal, no Canadá tem vários livros publicados sobre este tema e é reconhecido como um dos mais importantes oradores e conhecedores nesta matéria. A sua liderança entre os professores e o seu ensino de excelência concederam-lhe o prestigiado Prémio Wang em 2001 pelo seu compromisso, dedicação e contributos excecionais na área da educação e ciências aplicadas. Aubrey viu o seu trabalho e dedicação às crianças, animais e à comunidade serem reconhecidos por muitas organizações e é autor de vários livros sobre a temática. Com um consultório privado aberto desde 1987, as suas consultas são especializadas no tratamento de crianças com TDAH, problemas de aprendizagem, problemas de desenvolvimento e relacionamentos entre pais e filhos.
Entre os vários temas a serem abordados nesta conferência sobre fundamentos das intervenções assistidas com animais, destaque para: “Porque é que estamos ligados aos animais – compreendendo o vínculo”; “benefícios psicológicos e sociais das interações entre humanos e animais”; “teorias do vínculo humano-animal”; “o que são Intervenções Assistidas com Animais”.
Visa-se compreender porque é tão significativa a relação entre pessoas e animais e a consciencialização dos benefícios que os animais de companhia podem trazer a nível psicológico e de saúde em geral.
A conferência conta com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, da ARCIAL, da Santa Casa da Misericórdia de Galizes, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, da EPTOLIVA.