Home - Região - Oliveira do Hospital - O PSD quer autarquia a apoiar cuidados de saúde oral em Oliveira do Hospital

O PSD quer autarquia a apoiar cuidados de saúde oral em Oliveira do Hospital

O Partido Social Democrata exibiu ontem na Assembleia municipal de Oliveira do Hospital uma proposta de recomendação na qual aconselha a criação por parte da autarquia de um programa capaz de colmatar a lacuna, que dizem existir actualmente, na resposta “da prestação de cuidados de saúde oral” no concelho. Os sociais-democratas defendem a aposta num sistema que permita, praticamente sem custos, o acesso a estes serviços aos mais carenciados.

Considerando que existe insuficiência na resposta da prestação de cuidados de saúde oral por parte dos serviços públicos, os elementos do PSD consideram fundamental “que a autarquia de Oliveira do Hospital crie uma resposta à escala municipal para este problema”, nomeadamente em “acções de rastreio ou mesmo tratamentos básicos”. “A saúde oral faz parte da saúde das pessoas e é essencial para a auto-estima e qualidade de vida dos oliveirenses”, refere o documento a que o CBS teve acesso.

A proposta acrescenta ainda que, neste sentido, o executivo municipal deve tomar medidas “de forma a implementar um programa de grande impacto na saúde pública, que vise garantir, gratuitamente ou a preços simbólicos, o acesso da população, nomeadamente aposentados, desempregados e jovens mais carenciados que estejam sinalizados pelo gabinete de acção social da Câmara a cuidados de saúde oral”.

O PSD oliveirense pretende ainda que o processo decorra com a maior transparência e aponta como solução o estabelecimento de um protocolo, para recrutar médicos do concelho que estejam interessados em cooperar. O documento que o eleito Rafael Costa pretendia expor aos restantes membros daquele órgão acabou por não ser apresentado por decisão do presidente em exercício Rodrigues Gonçalves que a remeteu directamente para apreciação do executivo.

LEIA TAMBÉM

Dois novos casos de COVID-19 e pacientes descem para 12

O número de casos activos de COVID-19 em Oliveira do Hospital baixou para 12, apesar …

Fernando Tavares Pereira assegura que José Carlos Alexandrino “mente” no processo do posto de combustível do Chão da Bispa e mostra documentos

Fernando Tavares Pereira acusa Alexandrino de “mentir” no processo do posto de combustível, sublinhando que …