Home - Desporto - “O quarto embaixador” de Penalva do Castelo…

“O quarto embaixador” de Penalva do Castelo…

Jovem defesa central do Benfica António Silva está na selecção nacional presente no Mundial do Catar

António Silva, natural de Penalva do Castelo, distrito de Viseu, é um dos 26 convocados pelo seleccionador Fernando Santos para o Mundial do Catar, fazendo a sua estreia na principal selecção nacional. Uma ascensão meteórica deste defesa central do Benfica, com apenas 19 anos, que se assumiu esta temporada como titular da formação da Luz, depois de ter impressionado na época passada na UEFA Youth League. Agora é motivo de orgulho para a sua terra natal e apontado como “o quarto embaixador” da vila que o viu nascer.

“Tínhamos a maçã Bravo de Esmolfe, o Queijo Serra da Estrela e o Vinho do Dão. Agora temos o António Silva. É o quarto embaixador de Penalva do Castelo. O primeiro jogador do concelho a chegar à selecção nacional e simboliza as características deste povo: empenhado, dedicado e que consegue com trabalho e talento alcançar grandes feitos”, conta José Laires, antigo funcionário nos escritórios da empresa da família do jogador e hoje vice-presidente da Câmara de Penalva do Castelo.

Laires foi, de resto, uma das pessoas que acompanhou de perto o crescimento da jovem estrela do futebol nacional, até porque era ele que o levava aos treinos “Era muito traquina. Mas o único brinquedo que lhe conheci era a bola de futebol”, conta, sublinhando que desde muito cedo lhe reconheceram um invulgar talento para a modalidade, desde a capacidade física ou visão de jogo. “Sempre tive grandes esperanças que se viesse a transformar num grande jogador”, diz, salientando que essas expectativas vinham daquilo que via e da sua experiência como modesto praticante da modalidade.

O jovem futebolista, que chegou a interessar ao Sporting e esteve nos planos do FC Porto, integrou as camadas jovens do Benfica na temporada de 2015-16, depois de se ter iniciado nestas andanças na equipa da terra, o Penalva do Castelo. Depois, passou pelo Repesenses, Casa do Benfica de Viseu e, por empréstimo do Benfica, Viseu United FC. Agora, chegou ao topo, à selecção nacional AA. “Penalva do Castelo está orgulhosa, mas, pela amizade que nos une, estes dias são muito especiais para mim. Cresceu comigo, o orgulho é redobrado”, conta o agora autarca, recordando as dificuldades que António Silva sentiu para se adaptar a Lisboa e superar a distância da família.

“Foi para lá com 11 anos e não se adaptou, tinha saudade dos pais. Regressou a Viseu e voltou no ano seguinte à academia do Benfica. Felizmente para Penalva do Castelo e para o país, o António Silva conseguiu superar as dificuldades”, sublinha José Laires que atribui muito do sucesso do atleta à educação que foi transmitida ao jovem pelos progenitores. “Os pais foram fundamentais no sucesso que ele está a conseguir. O António que hoje vêem, a tranquilidade em campo, a serenidade, a calma, a maturidade, tem muito a ver com a educação que teve”, conclui.

A “serenidade e tranquilidade” foi algo que António Silva mais uma vez demonstrou quando foi confrontado com a convocatória, embora salientando que estava surpreendido. “Estou surpreso, porque sendo a primeira convocatória era algo que não estava à espera, mas estando a jogar no Benfica era algo que podia acontecer e estava pré-convocado”, disse em declarações aos jornalistas após ter marcado presença num evento de apresentação de um documentário sobre a formação do Benfica. “Sem dúvida que tem um significado muito grande para mim. Ser a primeira convocatória e sendo para o Mundial é muito especial para mim. Estou muito feliz”, concluiu.

NOME: António João Pereira Albuquerque Tavares Silva

NASCIMENTO: 30/10/ 2003 (19 ANOS)

NATURALIDADE: Penalva do Castelo

POSIÇÃO: Defesa central

PÉ PREFERENCIAL: Direito

ALTURA: 1, 87 m

PESO: 79 kg

Contrato até: 2027

Agente: Jorge Mendes

Percurso: 2010/11 e 2011/12 – Penalva do Castelo (Fut.7); 2012/2013 e 2013/14 – Repesenses (Fut. 7); 2014/15 – CB Viseu (Fut. 9); 2015/16 – Benfica e por empréstimo Viseu United FC; 2016/17 a 2022/23 – Benfica.

LEIA TAMBÉM

IPMA prolonga aviso amarelo devido ao frio

O IPMA prolongou o aviso amarelo até às 11h00 de quinta-feira nos distritos de Vila …

Equipa de ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua aposta na continuidade do “trabalho desenvolvido em 2022”

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua para a nova temporada foi apresentada no auditório do …