Home - Educação - Obras do Centro Educativo de Nogueira do Cravo vão ser retomadas

Obras do Centro Educativo de Nogueira do Cravo vão ser retomadas

O reinício dos trabalhos estava previsto para dezembro do ano passado.

Com inauguração prevista para o início do próximo ano letivo, 2012/2013, o Centro Educativo de Nogueira do Cravo volta, agora, a entrar em novo período de trabalhos.

A obra que, em julho passado, não obteve o visto do Tribunal de Contas devido ao caráter urgente do respetivo concurso público, foi entretanto sujeita a novo concurso público e acaba de ser adjudicada à empresa responsável pelo arranque dos trabalhos.

De acordo com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, o concurso público foi aberto com um preço base de 1.300.000,00 Euros – custo total da obra –  tendo a obra sido adjudicada por 824.937,08 Euros à empresa Irmãos Peres.

O retomar dos trabalhos acontece com mais de um mês de atraso tendo em conta aquilo que, no arranque do presente ano letivo, tinha sido perspetivado pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, que apontou o passado mês de dezembro como a data para o arranque da segunda fase dos trabalhos.

O Centro Educativo de Nogueira do Cravo resulta da ampliação das instalações da, até então, Escola do 1º Ciclo de Ensino Básico da localidade e que é entendida como uma solução que permitiu ao município diminuir os custos de execução previstos para aquela obra.

O futuro espaço vai ter capacidade para 120 alunos e irá dispor de 10 salas de aula, seis delas destinadas ao 1.º ciclo e quatro ao ensino pré-escolar. Contará ainda com duas salas para atividades diversificadas, um salão polivalente que também servirá de refeitório e uma biblioteca. A prática de Educação Física decorrerá no Pavilhão Desportivo de Nogueira do Cravo localizado na proximidade, distando apenas cerca de 50 metros do novo Centro Educativo.

Para além de acolher os alunos da sede da freguesia, o Centro Educativo vai absorver os alunos de Galizes e Senhor das Almas, assim como os da vizinha freguesia de Santa Ovaia, implicando por isso o encerramento de três escolas do 1º CEB.

As obras do futuro Centro Educativo de Nogueira do Cravo arrancaram na última primavera e, os alunos que frequentavam a antiga EB1 da localidade desenvolvem desde aquela data as suas atividades letivas no espaço da Junta de Freguesia (Jardim de Infância) e Casa do Povo (EB1), respetivamente.

Uma solução que tinha fim previsto para o arranque do presente ano letivo, mas que ainda se verifica devido à suspensão dos trabalhos por decisão do Tribunal de Contas.

Uma situação que, inicialmente, não caiu bem junto dos encarregados de educação que não viam com bons olhos o facto de os seus educandos terem que passar um ano letivo em instalações provisórias.

Um descontentamento que chegou a motivar reuniões entre encarregados de educação e responsáveis autárquicos, como forma de assegurar que, apesar de provisórias, as instalações colocadas à disposição dos alunos para o presente ano letivo seriam alvo de adaptações necessárias, até para fazer face ao inverno.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal chegou a elogiar a “compreensão” dos encarregados de educação, salvaguardando sempre tratar-se de uma situação provisória, já que a inauguração do novo espaço deverá ocorrer no próximo mês de setembro.

O autarca chega até a ambicionar que a inauguração do espaço, que deverá merecer a presença do primeiro-ministro, marque o arranque oficial do próximo ano letivo a nível nacional.

LEIA TAMBÉM

PJ detém suspeita do incêndio que matou idoso em pensão de Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, hoje, uma mulher, de 47 anos, em Coimbra, pela presumível …

GNR deteve traficante de estupefacientes no concelho de Oliveira do Hospital

A GNR deteve ontem um homem de 32 anos por tráfico de estupefacientes e posse …