Home - Últimas - Olinda Paulo Baeta, “conhecida comerciante da Lousã”, faleceu aos 110 anos

Olinda Paulo Baeta, “conhecida comerciante da Lousã”, faleceu aos 110 anos

Olinda Paulo Baeta, uma das mulheres mais idosas de Portugal, faleceu no início (8 de Janeiro) deste ano com 110 anos. Olinda, filha de do negociante oriundo de uma das aldeias serranas da freguesia da Lousã, Manuel Paulo, era também uma comerciante muito respeitada na Lousã, devido às décadas de dedicação na sua loja, herdada do pai, onde vendia roupas e tecidos, mesmo no centro histórico da vila, num prédio em frente aos edifícios onde então funcionavam a Farmácia Fonseca e a Casa Havaneza, e ao lado do Café Central.

O negócio florescia desde o tempo do seu pai, beneficiando de um espaço amplo na “bonita e majestosa casa que foi construída pelo seu pai no início dos anos 30 do século XX, no gaveto das ruas do Comércio e Combatentes da Grande Guerra, com risco do professor Francisco Lopes Fernandes “Fajão”, recorda José Almeida administrador da página do Facebook História, Cultura e Estórias da Lousã.
O pai faleceu alguns anos após o fim da II Guerra Mundial e Olinda Paulo assumiu a gestão do estabelecimento comercial, sob designação de Loja das Noivas, mas conhecido popularmente por Loja do Paulo, perpetuando assim o nome do pai. Olinda viria a casar com um homem natural de Miranda do Corvo, o Senhor Baeta.

“Senhora muito simpática, com um porte delicado e atencioso, a D. Olinda lá foi aguentando a sua loja (apesar da forte concorrência e da chegada de comerciantes mais novos, com outras ideias e convicções), com a proficiente ajuda do seu empregado César, também oriundo da vila mirandense, até que este se reformou julgo que no final do século passado”, continua José Almeida, concluindo que Olinda Baeta “vivia agora em Coimbra, deixando como descendentes um filho, o médico Dr. Herlander, e uma filha de nome Odete”.

Foto: página do Facebook: História, Cultura e Estórias da Lousã.

 

LEIA TAMBÉM

Acidente mortal no IC3 obrigou ao encerramento do trânsito

Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas na sequência de uma colisão frontal entre …

Mónica Quintela diz que os deputados eleitos pelo PSD vão “alavancar o distrito de Coimbra”

A cabeça de lista do PSD por Coimbra mostrou-se hoje convicta que o PSD poderá …