Home - Outros Destaques - Oliveira do Hospital aposta em programação cultural e animação para atrair visitantes nesta época de Natal

Oliveira do Hospital aposta em programação cultural e animação para atrair visitantes nesta época de Natal

Oliveira do Hospital vai contar a partir de sexta-feira e até ao próximo dia 7 de Janeiro com uma programação do Natal que terá iluminação de rua, exposições, animação infantil, cepos natalícios, presépios nas freguesias, música em ciclo de concertos pelas igrejas, um mercado, showcookings de promoção de produtos locais e um concurso de montras. Uma extensa programação que celebra a quadra natalícia de 2022, organizada pela Câmara Municipal, em colaboração com a ADI – Agência para o Desenvolvimento de Tábua e Oliveira do Hospital, gratuita e dirigida a toda família.

“Com a programação do Natal em Oliveira do Hospital, o Município pretende assumir-se como um pólo dinamizador e um centro apelativo para atrair pessoas à cidade e aldeias do concelho. Ao mesmo tempo, animar o comércio, dar vitalidade ao espaço urbano e conferir mais animação e cor à cidade até ao início do mês de Janeiro de 2023”, refere uma nota da autarquia.

A luz e o espírito natalício chegam à cidade na sexta-feira, dia 9, às 18h00, no Largo Ribeiro do Amaral, com o simbólico momento de ligação da iluminação de Natal, acompanhado de um apontamento musical promovido pelos grupo de Pequenos Cantores e Coral Juvenil de Sant’Ana.

O Natal no Mercado, a decorrer no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital durante a quadra natalícia, dá a conhecer produtos e artesanato local e um mercadinho promovido pelas IPSS do concelho e oferece animação, espectáculos e música com Djs ao fim de semana, até às 00h30. Aos domingos, há música ao vivo, entre as 15h00 e as 19h00.

No mesmo âmbito, nos dias 14, 15, 16 e 21 e 22, de manhã e à tarde, os Serviços Educativos Municipais promovem dramatizações, apresentam curtas-metragens e momentos musicais com canções tradicionais de Natal.

No dia 18, às 15h00, decorre o Espectáculo Mátria, com Leandro Araújo, da programação Coimbra Região de Cultura 2,0, e, às 16h30, é apresentada a peça Re-ACT – Mulheres Intemporais da Região de Coimbra, pela Companhia Almanach, seguido de animação musical por Rosalinde Schoen.

Da Nossa Terra – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional assume a versão da época e, no dia 10, às 11h30, dá a conhecer formas e ideias diferentes de pratos, num showcooking com o Chef João Quaresma. No dia 17, às 11h30, é a vez do Chef José Dias apresentar as suas receitas.

De 12 a 16 de Dezembro, as iniciativas AEOH Expressivo e Natal em Movimento – Eptoconcertinas apresentam canções de Natal e declamação de poesia pelas ruas da cidade, numa iniciativa com a colaboração de alunos de várias turmas do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e da EPTOLIVA.

Ao longo do mês de Dezembro, um leque de exposições alusivas ao Natal e com contributos da comunidade podem ser visitadas no Café Central, Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira e Museu Municipal António Simões Saraiva, em Bobadela.

A pratica desportiva está incluída na programação com a iniciativa mOHve te no Natal, que integra, em simultâneo, caminhada, corrida e um passeio de BTT, no dia 16 de dezembro. O ponto de encontro é as 21h30 no Largo Ribeiro do Amaral.

Os mais pequenos têm a animação concentrada no “SítiOH da Brincadeira”, com insufláveis, carrossel e carrinhos de choque, em frente ao Mercado Municipal. Pela cidade, há música itinerante ao vivo.

O Natal em Oliveira do Hospital estende-se ao concelho, com programação cultural em vilas e aldeias. Iniciativas como o Ciclo pelas Igrejas, levada a cabo pelos grupos e músicos do concelho, a decorrer desde o dia 1 de Dezembro e até 7 de Janeiro, percorre diversas igrejas em diferentes freguesias, com concerto que são, ao mesmo tempo, um momento de reunião e de comunhão em torno da música e do património. Os tradicionais Cepos de Natal também podem ser visitados nas aldeias, num périplo pelo concelho que inclui uma Rota dos Presépios.

Prémios para promover comércio local podem ir até aos 500 euros

Como forma de estímulo à economia local, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a ADI promovem, uma vez mais este ano, a iniciativa “Este Natal faça compras no nosso comércio tradicional”, de apoio ao comércio e que é também um apelo à solidariedade, para que os consumidores façam compras no comércio local. Até ao dia 6 de Janeiro de 2023, os clientes das lojas aderentes à iniciativa habilitam-se a ganhar vales de compras que podem ir até aos 500 euros. Paralelamente, decorre o já habitual Concurso de Montras, que desafia os comerciantes a enfeitarem os espaços comerciais com temas alusivos à quadra natalícia.

O programa geral e as várias acções desenvolvidas durante o Natal em Oliveira do Hospital podem ser acompanhados nas redes sociais do Município de Oliveira do Hospital. Diariamente são disponibilizadas informações sobre as iniciativas a decorrer.

 

LEIA TAMBÉM

Bombeiros feridos no acidente com ambulância dos Bombeiros de Oliveira do Hospital já tiveram alta

Os bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital que ficaram feridos no acidente com uma ambulância …

Greve dos professores em Oliveira do Hospital encerra escolas da sede do Agrupamento

Os professores do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital voltaram hoje a aderir à …