Home - Outros Destaques - Oliveira do Hospital iniciou combate às espécies exóticas aquáticas ricipícolas

Oliveira do Hospital iniciou combate às espécies exóticas aquáticas ricipícolas

A CM de Oliveira do Hospital avançou com a implementação do projecto de combate às espécies exóticas aquáticas ricipícolas entre a Ponte de S. Gião e a Ponte de S. Sebastião da Feira. A iniciativa, que decorre em Outubro e Novembro foi aprovada pelo Fundo Ambiental no âmbito da Conservação da Natureza e da Biodiversidade,

O projecto prevê acções de controlo e erradicação de mimosa, cana comum, erva-das-pampas e tintureira nos dez metros das margens do rio Alva, através de trabalhos de descasque, corte e arranque de acordo com o tipo de invasora. Bem como trabalhos de estacaria de espécies autóctones ribeirinhas, tais como amieiros e salgueiros.

Neste âmbito, no dia 27 de Setembro, decorreu uma acção de formação de boas práticas ambientais referentes aos trabalhos a executar promovida por técnicos especializados da empresa Engenho e Rios, responsável pela Elaboração do Plano de Acção do Projecto de combate às espécies exóticas aquáticas ripícolas, para os rios Alva e Alvoco.

A sessão foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo e vice-presidente, Nuno Oliveira, que sublinharam a importância destas acções de conservação da natureza dos corredores ecológicos que contribuem para a qualidade da água e preservação das espécies da fauna e flora ripícola, sobretudo no actual contexto de alterações climáticas que vivemos.

LEIA TAMBÉM

CM de Oliveira do Hospital aprova orçamento de 34 milhões, oposição classifica-o de irrealista e incapaz de ir além de uma execução de 50 por cento

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, por maioria, em reunião extraordinária, no dia …

Requalificação do Açude da Ribeira recebe mais de 375 mil euros do programa Centro 2020 que aprovou “100 milhões de euros para áreas prioritárias para os cidadãos” 

O Programa Operacional Centro 2020 “aprovou 100 milhões de euros para projectos de qualificação dos …