Home - Desporto - Oliveira do Hospital “de fora” da 76ª Volta a Portugal

Oliveira do Hospital “de fora” da 76ª Volta a Portugal

Oliveira do Hospital não consta da lista de partidas, nem de chegadas das 10 etapas da 76ª Volta a Portugal em bicicleta. A prova rainha do ciclismo está na estrada a partir de 30 julho, com prólogo em Fafe. Já a linha de meta de consagração do vencedor, estará na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Oliveira do Hospital interrompe este ano a sua participação na Volta a Portugal em Bicicleta depois de recuperada em 2010 pelo executivo municipal de José Carlos Alexandrino. Isto mesmo é comprovado pela informação disponibilizada pela organização da prova rainha do ciclismo que, em nenhuma das 10 etapas, faz referência a qualquer partida ou chegada do pelotão no concelho oliveirense.

A ausência de Oliveira do Hospital do calendário da 76ª Volta a Portugal contraria, porém, aquelas que eram as expectativas municipais. Na edição de 2013, José Carlos Alexandrino dava como certa, em caso da sua reeleição, a participação do concelho naquela prova desportiva, com mais “duas partidas e duas chegadas” por considerar a Volta como um evento que é do agrado do povo e que, ao mesmo tempo, confere uma maior visibilidade ao concelho, por ter associadas horas de transmissão televisiva. Um propósito que, em nome da “contenção”, José Carlos Alexandrino se vê obrigado a não cumprir. “Este ano fomos obrigados a prescindir da prova”, afirmou o autarca ao correiodabeiraserra.com, informando que a “atual situação financeira” do município “obriga a repensar a aposta que, desde 2010, vinha a ser feita na Volta a Portugal. O presidente da Câmara não dá contudo a interrupção como definitiva, falando da existência de um acordo com o diretor da prova, Joaquim Gomes, para que nos quatro anos de mandato, Oliveira do Hospital seja palco não de duas chegadas e duas partidas, mas de uma chegada e uma partida. Numa “tentativa de redução de custos”, José Carlos Alexandrino informa que, este ano, Oliveira do Hospital também não será palco do Rali cidade de Oliveira do Hospital. “Quando somos obrigados a reduzir custos com o futebol senior, temos que começar por aqui”, considera o autarca.

A 76.ª edição da Volta de Portugal arranca a 30 de julho em Fafe. Termina a 10 de agosto, com uma etapa de 167,1 quilómetros, com partida na aldeia de Burinhosa, Alcobaça, e passagem por Torres Vedras, junto à estátua de Joaquim Agostinho – uma homenagem ao corredor falecido há 30 anos -, antes da chegada à Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Antes disso, as tradicionais subidas à Senhora da Graça (Mondim de Basto) e Torre (Seia), a par de uma passagem pela estreante Serra do Larouco, em Trás-os-Montes

Etapas da Volta a Portugal:
30 julho: Prólogo: Fafe-Fafe, 6,8 km (CRI).
31 julho: 1.ª etapa: Lousada-Maia, 183,5 km.
1 agosto: 2.ª etapa: Gondomar-Braga, 171,8 km.
2 agosto: 3.ª etapa: Viana do Castelo-Montalegre, 180 km.
3 agosto: 4.ª etapa: Boticas-Mondim Basto (Senhora da Graça), 192,5 km.
4 agosto: 5.ª etapa: Alvarenga-Santo Tirso (Senhora da Assunção), 161,3 km.
5 agosto: 6.ª etapa: Oliveira do Bairro-Viseu, 155 km.
6 agosto: Dia de Descanso.
7 agosto: 7.ª etapa: Belmonte-Seia (Torre), 172,5 km.
8 agosto: 8.ª etapa: Sabugal-Castelo Branco, 194 km.
9 agosto: 9.ª etapa: Oleiros-Sertã, 28,9 km (CRI).
10 agosto: 10.ª etapa: Burinhosa-Lisboa, 167,1 km

LEIA TAMBÉM

Acidente IP3

Circulação no IP3, em Tondela, continua condicionada

A circulação no Itinerário Principal (IP) 3, que hoje esteve cortada na zona de Tondela …

Autarcas Filipe Camelo e Paulo Pina distinguidos com prémios “Viriatos” do “Oh Meu Deus”

A organização da prova de resistência extrema Oh meu Deus que decorreu, este fim-de-semana, pela …