Home - Sociedade - Oliveira do Hospital deu boas vindas ao Pirilampo Mágico

Oliveira do Hospital deu boas vindas ao Pirilampo Mágico

… responsáveis locais deram há instantes as boas vindas ao Pirilampo Mágico.

Lançada ontem a nível nacional, a campanha do Pirilampo Mágico teve esta tarde direito a arranque simbólico em Oliveira do Hospital. Numa iniciativa organizada pela ARCIAL, instituição que na cidade presta apoio a portadores de deficiência, perto de quatro centenas de crianças, provenientes dos jardins de infância públicos da cidade, Fundação Aurélio Amaro Diniz e Obra D. Josefina da Fonseca, utentes da Arcial, técnicos, professores e outros responsáveis locais, marcaram presença no jardim do Largo Ribeiro do Amaral onde, de mãos dadas, formaram um cordão humano, seguido de uma largada de balões.

Uma dupla ação que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e Loja dos Brindes com o propósito claro de assinalar a chegada do pirilampo mágico a Oliveira do Hospital que, em 2013, veste de azul pelo facto de este ano se comemorar o Ano Internacional de Cooperação pela Água.

A receção ao pequeno pirilampo que tem a particularidade de “brilhar no escuro”, não se esgotou na zona central da cidade. Em vários espaços públicos, particularmente nas rotundas, a ARCIAL colocou pirilampos de maior dimensão e que são resultado do trabalho e dedicação dos utentes e técnicos daquela instituição que, esta tarde, também presentearam as crianças com pirilampos que resultaram da sua criatividade.

“Vocês são os nossos pirilampos”, referiu a presidente da direção da ARCIAL referindo-se às crianças dos jardins de infância e utentes da instituição que, tal como o pirilampo da campanha, também “brilham no escuro”.

Rosa Neto falava da moldura humana que tinha diante de si e em particular do filho que, tal como o pirilampo nasceu há 26 anos, mas “nasceu diferente”. “Brilha de outra forma”, comentou emocionada a dirigente que, hoje, desafiou os mais novos a convencerem os pais a adquirirem o pirilampo mágico.

“A ARCIAL mostra o que somos. Mostra que somos um concelho solidário”, registou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que se associou à ação que, esta tarde, abriu caminho à campanha do pirilampo mágico 2013. Uma ação simbólica e representativa daquilo que vem sendo a atuação da ARCIAL no apoio que presta à deficiência. “Parabéns pela dinâmica e pelo trabalho que faz”, referiu José Carlos Alexandrino que, para além de elogiar a dedicação de Rosa Neto à ARCIAL, destacou o seu papel de “mãe”. “Não há nada mais brilhante do que esta mãe”, comentou o presidente, certo de que “é difícil encontrar pessoas desta dimensão”.

A campanha do Pirilampo Mágico decorre até 4 de junho. Em Oliveira do Hospital, pela mão da ARCIAL, estão à venda 2500 pirilampos ao preço de 2 Euros e 300 pins.

LEIA TAMBÉM

GNR deteve traficante de estupefacientes no concelho de Oliveira do Hospital

A GNR deteve ontem um homem de 32 anos por tráfico de estupefacientes e posse …

O Tabuense e Maavim entregam primeiras ajudas à Santa Casa da Misericórdia de Tábua

O jornal “O Tabuense” e o Movimento Associativo Apoio Vítimas Incêndio Midões (Maavim) deram hoje …