A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital foi considerada uma das 41 autarquias “Mais Familiarmente Responsáveis” dos 104 municípios do país que participaram no inquérito promovido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR). Os municípios foram classificados depois de responderem a uma série de questões sobre as suas políticas de família dos em onze áreas de actuação. A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) vai agora receber – dia 18 de Novembro, numa cerimónia que decorrerá na sede da Associação Nacional de Municípios em Coimbra – a bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável 2015”.
Nesta sétima edição, o Observatório elevou para 32 os municípios que vão receber a bandeira com palma. Este prémio distingue as autarquias que foram reconhecidas por três ou mais anos consecutivos como “Mais Familiarmente Responsáveis”. Entre elas contam-se Seia, Gouveia, Coimbra e Guarda.
Para a atribuição da bandeira verde de ‘Autarquia + Familiarmente Responsável 2015’ foram avaliadas respostas nas áreas como o apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos (consideração do agregado familiar na cobrança de água e saneamento, por exemplo) e educação e formação. Habitação e urbanismo, transportes, saúde, cultura, desporto, lazer e tempo livre, cooperação e participação social, facilitadores (como gabinete da família ou cartão de família numerosa) e medidas de conciliação entre trabalho e família foram outros factores ponderados.