Home - Últimas - Oliveira do Hospital e Seia entre os concelhos onde será permitido o aumento da plantação de eucaliptos 
Eucaliptos

Oliveira do Hospital e Seia entre os concelhos onde será permitido o aumento da plantação de eucaliptos 

A Associação ambientalista Zero acusa, em comunicado, que, “apesar dos alertas a contestar o projecto de diploma para alteração dos limites máximos de plantações de eucalipto por concelho, enunciados em carta aberta subscrita por oito organizações nacionais, o Governo fez publicar a 6 de Janeiro em Diário da República um diploma que prevê aumentos dos limites das áreas de plantações de eucalipto em 125 concelhos”. Prevê ainda um incremento potencial global da área ocupada pela espécie de mais 36.701 hectares, segundo a associação ZERO. Carregal do Sal, Oliveira do Hospital e Seia estão entre os 27 concelhos em que esse potencial ultrapassa os 500 hectares.

No aumento potencial, apesar do argumento governamental de servirem para acolher projectos de compensação, previsto na Lei, podem vir a ser incluídas plantações ilegais e, entretanto, não detectadas; acrescenta a informação da associação ambientalista.

No Marvão, em que todo o município está integrado em Parque Natural, a Portaria estabelece a possibilidade de um aumento de oito hectares. Curiosamente, o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Serra de São Mamede interdita a introdução de novos povoamentos de eucaliptos explorados em revoluções curtas. “Acresce que na Portaria, ao contrário do que constava em projecto, não consta a auscultação à Associação Nacional de Municípios Portugueses. Terá sido um lapso?”, questiona a ZERO.

“Há ainda a constatar a particularidade de, tal como ocorrido em Fevereiro de 2011, em final de ciclo político, um Governo vir legislar sobre a alteração de limites às plantações de eucalipto. É conhecido o histórico de evolução destas plantações ocorrido desde 2011, designadamente em termos de presença na área ardida”, aponta ainda a associação ambientalista.

LEIA TAMBÉM

Candidatos a deputados do PS por Coimbra e de Viseu visitam IP3 em Penacova

Os candidatos a Deputados do PS à Assembleia da República pelos círculos eleitorais de Coimbra …

“Apelo a compromisso público para ser travado o processo dos projetos em curso de mineração, designadamente de Lítio”

Um conjunto de organizações decidiram escrever uma carta aberta aos partidos políticos e aos candidatos …