Home - Região - Local - Oliveira do Hospital é um dos 8 municípios do país escolhidos para o arranque do novo cadastro do território

Oliveira do Hospital é um dos 8 municípios do país escolhidos para o arranque do novo cadastro do território

A informação foi avançada ontem pelo Ministério do Ambiente, que anunciou já a abertura de um concurso público internacional para o lançamento da primeira fase do projecto, que por enquanto fica apenas circunscrito a oito municípios, com um risco de incêndio florestal elevado.

Na região, os concelhos abrangidos são, apenas, Oliveira do Hospital e Seia. O intitulado “Sinergic Cadastral Multifuncional”, visa uma actualização integrada entre o cadastro geométrico, sob a alçada do Instituto Geográfico Português, o das conservatórias prediais e das finanças.

Com este novo sistema, todas as alterações introduzidas passam a ser feitas no momento e “online”.

Em declarações à agência Lusa, o ministro do Ambiente, Nunes Correia, salientou que este “cadastro do século XXI vai permitir um levantamento rigoroso e a delimitação geométrica da propriedade, a identificação do proprietário e a determinação do valor em causa”.

Este projecto, é visto por vários especialistas como uma importante ferramenta na gestão do território. Pois, conforme referiu também à Lusa o secretário de Estado do Ordenamento do Território, João Ferrão, “há 20 por cento do país que não se sabe de quem é”.

LEIA TAMBÉM

CNE adverte Câmara Municipal de Tábua para que tenha em conta a lei dos deveres de publicitação de informações

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recomendou ao presidente da Câmara Municipal de Tábua que …

Acidente na unidade da Sonae em Oliveira do Hospital amputou braço a um funcionário

Um acidente de trabalho na unidade industrial da Sonae, em S. Paio de Gramaços, provocou …