Home - Sociedade - Cultura - Oliveira do Hospital ganha nova Associação Cultural independente

Oliveira do Hospital ganha nova Associação Cultural independente

A recém-criada Associação Cultural de Oliveira do Hospital vai apresentar publicamente no próximo sábado, pelas 21h00, os seus corpos sociais, o objecto e actividades que irá desenvolver, numa sessão que terá lugar no auditório da Caixa de Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital. O encontro contará ainda com uma “mesa-redonda” onde será debatido o tema “Cultura em Diálogo”, para a qual foram convidadas figuras intervenientes no panorama cultural e educativo do Concelho de Oliveira do Hospital.

“O principal objectivo é contribuir para a discussão da realidade cultural concelhia, tomando como ponto de partida os contributos de autarcas, dirigentes associativos e profissionais de áreas da cultura como o ensino artístico, a história, o turismo e a etnografia”, refere uma nota da organização do evento que conta ainda com a participação de alunos da Academia de Música OHphicina das Artes, parte integrante desta associação, que pontuarão este espaço de discussão com alguns momentos musicais.

A Associação criada em Setembro do ano passado, e liderada por Ricardo Marques, diz-se independente do Estado, dos órgãos autárquicos, dos partidos políticos, das organizações religiosas ou de quaisquer outras organizações, e “tem como objecto a promoção sociocultural, através do fomento da prática artística e pedagógica e do desenvolvimento das novas tecnologias da comunicação e da informação”. A nova entidade pretende produzir eventos e objectos artísticos e de voluntariado social, quer em projecto autónomo quer em parceria com outras entidades.

A formação em diversas áreas da cultura, abrangendo a música, o teatro, a dança, a etnografia, as artes plásticas, o cinema, a fotografia, o design, o vídeo e a literatura, bem como outras formas de comunicação e expressão são temas a que a Associação Cultural de Oliveira do Hospital pretende estar atenta, bem como à investigação, produção e edição de trabalhos, naquelas áreas, com recurso às novas tecnologias e em suporte escrito, fonográfico, videográfico e on-line. Merecem também destaque a promoção de projectos de cariz sociocultural para a infância, juventude, adultos e terceira idade, sensibilizando a comunidade para a cultura, cidadania e estilos de vida saudáveis e intervindo na defesa e divulgação do património cultural e natural da Região Centro do País.

LEIA TAMBÉM

Duas mulheres feridas em despiste, seguido de capotamento, na Zona Industrial de Oliveira do Hospital

Um despiste, seguido de capotamento, na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, causou dois feridos …

Buracos da estrada da Zona Industrial de Oliveira do Hospital “receberam plantação de couves”

As obras na Zona Industrial de Oliveira do Hospital que se têm arrastado no tempo …