Home - Outros Destaques - Oliveira do Hospital realiza limpeza e manutenção de percursos pedestres do concelho

Oliveira do Hospital realiza limpeza e manutenção de percursos pedestres do concelho

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital tem em curso uma operação de limpeza e manutenção dos percursos pedestres existentes no concelho. Os trabalhos iniciaram-se nos Caminhos do Xisto, com cinco percursos circulares homologados e de diferentes níveis de dificuldade. São mais de 60 quilómetros, com sinalética, que proporcionam aos pedestrianistas um contacto privilegiado com a riqueza ambiental e patrimonial do território de Oliveira do Hospital.

O mesmo tipo de intervenção está também a ser levado a cabo na Grande Rota do Mondego, que no concelho de Oliveira do Hospital tem um percurso linear de 16,5 quilómetros entre Felgueira Velha e a Ponte da Atalhada, em Fiais da Beira. Recorde-se, que o empresário Fernando Tavares Pereira tinha criticado o abandono e apelado a uma intervenção nestes espaços em dois artigos que escreveu para o CBS:  Viajar no tempo – O nosso ecossistema, no início de Julho e Viajar no tempo – O nosso património, 28 de Junho.

A Grande Rota do Mondego – promovida pela CIM – Região de Coimbra, visa dinamizar turisticamente os territórios compreendidos entre a Figueira da Foz e Oliveira do Hospital, numa extensão de 142 quilómetros. Este percurso permite descobrir inúmeros pontos de interesse naturais, paisagísticos e culturais associados ao principal rio nacional, sendo constantes, ao longo do percurso, elementos do modo de vida local, tais como moinhos de água, açudes, socalcos, levadas, entre outros.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, frisa que os percursos pedestres que este executivo tem vindo a criar são um produto turístico de grande importância para o chamado turismo de natureza – actualmente muito em voga –, enaltecendo também a sua importância ao nível da prática de exercício físico e da promoção de estilos de vida saudáveis “Refira-se que o Município de Oliveira do Hospital tem vindo a reforçar o seu posicionamento no segmento do turismo de natureza, integrando várias redes de produtos turísticos, como o PTI da CIM- Região de Coimbra; Rede de Aldeias do Xisto; Provere Inature e Rede das Aldeias da Montanha”, termina a nota da autarquia.

Foto: Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

LEIA TAMBÉM

CDU acusa a CM de Oliveira do Hospital de na pressa de construir o Campus educativo de ter abatido 135 castanheiros dentro da cidade

A CDU de Oliveira do Hospital acusa a Câmara Municipal de “na pressa política em …

 “Não podendo ser a CDU, a melhor solução para o concelho de Oliveira do Hospital seria a vitória do PSD/CDS-PP….”

O empresário António Lopes foi um dos principais mentores da candidatura que, em 2009, levou …