Home - Outros Destaques - Oliveira do Hospital recebeu equipamentos para produzir fertilizante orgânico

Oliveira do Hospital recebeu equipamentos para produzir fertilizante orgânico

O município de Oliveira do Hospital recebeu hoje um conjunto de equipamentos destinados à compostagem no âmbito do projecto “Bio-Bairros — Da Terra à Terra”. A entrega dos compostores e baldes adaptados à boa prática da gestão de compostagem foi formalizada pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) na presença do presidente da autarquia, José Francisco Rolo e do seu vice-presidente e vereador do Ambiente, Nuno Oliveira.

A iniciativa tem como objectivo incentivar a valorização de resíduos orgânicos na fonte, através do projecto “Biobairros – Da Terra À Terra”, resultando de uma candidatura da AMRPB ao Fundo Ambiental. A compostagem, diga-se, é um processo natural de decomposição de matéria orgânica (folhas verdes, restos e cascas de frutas, hortaliças, caruma, restos de frutos secos, cascas de batata, entre outros) por acção de microrganismos na presença de oxigénio. Trata-se de uma técnica simples e eficaz de valorização de resíduos biodegradáveis (biorresíduos) cujo resultado é um material rico em nutrientes (composto) que pode ser utilizado como fertilizante orgânico.

A distribuição destes equipamentos, que será feita posteriormente junto da comunidade, permitirá a gestão dos biorresíduos produzidos por exemplo nas cozinhas, cantinas e refeitórios, entre outros, quer nas habitações quer em diversas instituições. O envolvimento das comunidades locais, em articulação com os municípios associados da AMRPB, neste desafio “Compostagem: Eu faço!”, será fundamental para a execução deste programa que possibilitará a diminuição dos resíduos urbanos biodegradáveis presentes nos resíduos indiferenciados com impacto directo nas quantidades depositadas em aterro sanitário.

LEIA TAMBÉM

Alvoco das Várzeas recebe plantação de espécies autóctones

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), no âmbito do projeto F4F – …

“O Alexandrino não sabe o que diz…”

A candidata número dois do PSD pelo círculo eleitoral de Coimbra defendeu hoje a necessidade …