Home - Outros Destaques - Oliveira do Hospital vai beneficiar dos 540 mil euros atribuídos à CIM Coimbra para combate à Vespa Velutina

Oliveira do Hospital vai beneficiar dos 540 mil euros atribuídos à CIM Coimbra para combate à Vespa Velutina

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra viu aprovada, pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), uma candidatura com um investimento total de 540 697,76 euros que visa a Detecção e Combate à Vespa Velutina na totalidade do seu território. Oliveira do Hospital será um dos concelhos abrangidos.

A candidatura, aprovada no dia 30 de Setembro de 2021, foi submetida com o parecer favorável do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em parceria com as Associações de Apicultores, Universidade de Coimbra, CIM Viseu Dão Lafões e Junta da Galiza, num conjunto de entidades multidisciplinares que irão contribuir positivamente para a implementação do projecto em todo o território, tendo em consideração os diferentes sectores de actividade afectados actualmente por esta problemática.

A implementação do projecto terá início em Novembro e tem por objectivo a criação de uma estratégia coordenada de combate à Vespa velutina em toda a região, reforço da capacitação dos municípios ao nível dos equipamentos de eliminação de ninhos, instalação e monitorização de uma rede de armadilhas, promoção e divulgação de boas práticas, bem como o aumento do conhecimento actualmente existente sobre esta espécie.

Recorde-se que a CIM Região de Coimbra constituiu, em 2019, um grupo de trabalho formado por técnicos dos municípios, com o objectivo de uniformizar as metodologias de controlo e combate à Vespa Velutina em toda a região, trabalho esse que serviu de base à elaboração da candidatura e que permitirá robustecer a estratégia que se pretende implementar. As acções levadas a cabo no âmbito da presente candidatura terão por base o Plano de Acção para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal e serão operacionalizadas em plena articulação com as entidades competentes nesta matéria.

LEIA TAMBÉM

CDS-PP de Oliveira do Hospital acusa socialistas de desrespeitarem eleitores na Freguesia de São Gião

A Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Oliveira do Hospital lamentou ontem que os elementos …

João Dinis acusa CM de Oliveira do Hospital e José Carlos Alexandrino de falta de respeito para com Assembleia de Freguesia e vítimas dos incêndios

O membro da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca …