Home - Destaques - “Origens” volta a reavivar tradições em Travanca de Lagos

“Origens” volta a reavivar tradições em Travanca de Lagos

Travanca de Lagos prepara-se para mais uma edição do Festival Cultural “Origens”. A acontecer, pelo segundo ano consecutivo, pela mão da Liga de Melhoramentos, a iniciativa está marcada para 2,3 e 4 de maio com o objetivo de reavivar tradições.

Música tradicional, gastronomia, jogos tradicionais, mostra cultural e exposição animal e de alfaias agrícolas ancestrais vão ser uma constante no primeiro fim de semana de maio na localidade de Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital. Assim promete a Liga de Iniciativa e Melhoramentos de Travanca de Lagos que, por esta altura, ultima os preparativos para segunda edição do Origens – Festival Cultural de Travanca de Lagos, que este ano vai decorrer durante três dias esperando surpreender todos aqueles que nos dias 2, 3 e 4 de maio acorram ao evento.

“Decidimos crescer mais um bocadinho e mostrar o que de bom se faz na região”, afirmou há instantes o presidente da Liga, Pedro Marques, contando que o desafio de alargar o festival, para mais do que um dia, foi lançado pelo presidente da Câmara Municipal e ao qual a coletividade prontamente acedeu. Em conferência de imprensa realizada ao início da tarde em ambiente semelhante àquele que se espera recriar no decorrer do Origens, Pedro Marques explicou que o mote do evento “será sempre o que é tradicional na nossa terra e na nossa região”. “Queremos divulgar as coisas boas que se fazem aqui, os artesãos e aqueles que fazem bricolage em casa durante o ano. Queremos que venham até Travanca mostrar o que se fazia há uns anos atrás”, continuou o jovem que dá a cara por um vasto grupo de jovens, que desde há seis anos tem dado vida nova à Liga de Melhoramentos da localidade e que, pese embora a juventude, não está disposto a ignorar os tempos idos. Pelo contrário, garantem ser conhecedores dos seus antepassados, razão pela qual pretendem manter vivas as tradições. “Não queremos que nos chamem de rascas ou de pouco mais ou menos. Pegamos nas coisas dos nossos bisavós e mostramos que sabemos o que são e onde estamos inseridos, no centro do país esquecido e abandonado”, referiu Pedro Marques.

Na segunda edição do Origens é intenção dos jovens da Liga de Melhoramentos envolver o mais possível toda a comunidade, pelo que apelam ao uso de “roupas antigas, esquecidas no baú e com cheirinho a naftalina”. Ao mesmo tempo que recorda os antepassados, o Origens volta este ano aprestar homenagem à poetisa falecida Maria Amélia Almeida. “Vamos mostrar a sua casa e o museu onde ostenta os prémios recebidos”, explicou Pedro Marques.

A acarinhar desde a primeira hora a iniciativa, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital volta a depositar elevadas expectativas no certame. “Acredito muito neste grupo de jovens, que tem feito um trabalho fantástico em relação à sua comunidade”, afirmou José Carlos Alexandrino, apreciando o facto de a Liga estar a dar continuidade ao Origens sem contar com o apoio da Câmara Municipal. “Tivemos que fazer uma temporização”, explicou, assegurando que um apoio maior será canalizado pela autarquia para comparticipação em 40 por cento das obras de requalificação da sede da Liga de Melhoramentos, no âmbito de um projeto financiado pelo PRODER em 60 por cento. Para a edição de 2015, o autarca prometeu um envolvimento maior na organização do Origens com o objetivo de lhe dar maior dimensão.
Graça Silva, vereadora da Cultura na Câmara Municipal não tem dúvidas de que “o associativismo está muito bem entregue em Travanca de Lagos”, pelo que acredita que o Origens “tem todo o potencial para crescer”. A apreciar o mote associado à mostra, indo “às tradições mais profundas”, a responsável pela Cultura no concelho louva o envolvimento dos jovens de Travanca de Lagos e o seu dinamismo.

Motivo de regozijo é também a parceria estabelecida com a Associação Cultural – OHS.XXI. “Surgiu do ponto em comum de valorização cultural das tradições antigas”, explicou Nuno Santos, presidente daquela associação que reconhece “qualidade ao projeto e potencial para crescer”. Fruto da parceria estabelecida, o Origens vai contar na sua vasta programação com o concerto de olhos vendados de Luís Antero e com a presença do grupo “Berbicacho”.

LEIA TAMBÉM

Celorico da Beira, Guarda, Gouveia, Manteigas e Seia vão fazer parte da comissão de acompanhamento do programa de revitalização da Serra da Estrela

Os concelhos de Celorico da Beira, Guarda, Gouveia, Manteigas e Seia vão fazer parte da …

Nelas reforça combate à “Vespa Velutina”

Duas dezenas de apicultores do concelho de Nelas participaram, no dia 15 de Abril, numa …