Home - Opinião - Os conselhos… quanto à gestão da floresta tipo de arborização, etc, ouvem-se no Verão, esquecem-se no Inverno. Autor: António Lopes

Os conselhos… quanto à gestão da floresta tipo de arborização, etc, ouvem-se no Verão, esquecem-se no Inverno. Autor: António Lopes

Diziam os Reis D. Pedro IV e seguintes, falando da Governação deste país, “são os males que de longe vêm”…  Nos idos da Revolução Liberal, entendeu-se por bem, lançar um imposto sobre os terrenos. Nasceu, na altura, o célebre IMI e IMT que religiosamente nos cobram. Se necessário com multa e juros.

Desde então, para cobrar, o Estado conhece todas as herdades, jeiras, lameiros e leiras. Castelos, palácios barracos e palheiros. Avenidas, praças, ruas e becos.

Eis senão, hoje, o nosso primeiro ministro descobriu que é necessário um cadastro..! Que é, nem eu tenho dúvidas. Bem sei a falta que me faz.

Nos idos de 2006, mais propriamente a 28 de Julho, foi publicada o Decreto Lei 124/ 2006, que cuidava, e ainda cuida, das medidas de prevenção contra incêndios e gestão da floresta. Autor: António Costa, então Ministro da Administração Interna. Ao tempo, o legislador não se deu conta dessa lacuna? Foi lesto nas costumadas sanções, coimas e afins, mas só para os privados. Corre-se este País, de lés a lés e, de quando em vez, lá se vê uma beira de estrada limpa. Muito raro, é certo.

Os conselhos, sugestões e propostas de quem sabe, quanto à gestão da floresta tipo de arborização, etc, ouvem-se no Verão, esquecem-se no Inverno.

Entretanto, gastam-se fortunas no combate aos incêndios. Milhares esforçam-se até à exaustão num combate inglório. Pagam-se fortunas pelas emissões de CO2.

E A TRAGÉDIA REPETE-SE ANO ATRÁS DE ANO..!

Vá lá saber-se porquê, 24 horas por dia, as televisões mostram a revolta, o cansaço o queixume de quem, às vezes, perde em segundos uma vida de trabalho. Mas, repetem-se as mesmas cenas e casos, ininterruptamente…

O BOM DA COISA, É QUE O COVID ESTÁ COMO ESTÁ, MAS NÃO SE PASSA NADA.

DE REPENTE, ATÉ O MASSACRE DA UCRÂNIA E O DEMÓNIO DO PUTIN, DESAPARECERAM…! A TAP, OS DOIS AEROPORTOS, A “SINTONIA” ENTRE COSTA E PEDRO NUNO SANTOS, QUE NOS INTERESSA ISSO…?

Neste País, estamos todos bem uns para os outros…!

Cidadãos, eleitores, governantes, comunicação social…

NADA ACONTECE POR ACASO…!

 

 

 

Autor: António Lopes

LEIA TAMBÉM

“Bilhete Postal” desde a Cidade – Oliveira do Hospital: “Camuflagem urbana” da estátua da menina que voa nua por entre as árvores. Autor: João Dinis

Ali se pode apreciar o contexto, um pouco abaixo da “nova” Rotunda Armindo Lousada – …

Piscinas municipais em Seixo da Beira encerradas. “Apenas e só (?!) por não haver Nadador-Salvador “ – diz Junta de Freguesia local. Autor João Dinis

Não pretendo polemizar com ninguém e menos ainda com a Junta de Freguesia de Seixo …