Home - Região - Oliveira do Hospital - Os vampiros! Autor: João Dinis, Jano

Os vampiros! Autor: João Dinis, Jano

Eles comem tudo e não deixam nada.

               São os vampiros do universo todo ”

(José Afonso – em Os Vampiros )

É necessário utilizar as palavras necessárias. Vêm-nos mais uma vez à memória as estrofes desse hino de culto – a balada de José Afonso – Os Vampiros – balada tão amada pelos humanistas e tão odiada pelos…vampiros e seus “executivos”.

E esta minha conversa anda-me nos ouvidos desde aquele “diálogo”, fora de tom, entre o PSD oliveirense e o Vice-Presidente (PS) da Câmara a propósito da ainda recente instalação, em Oliveira do Hospital, das unidades de hipermercados das duas cadeias de distribuição que hegemonizam o sector em Portugal.

Pese embora seja o governo central a conceder as respectivas autorizações de instalação, sem passar charuto a qualquer parecer da Câmara, o facto é que o Vice-Presidente da Câmara, ao vir a público defender os “vampiros”, cometeu um grave erro, fez chicana política para ter “piada” ou, então, prestou-se a um grande frete.

Mas qual “economia de mercado” qual quê ? Esses hipermercados monopolizam o mercado. Dão é cabo da iniciativa privada de milhares e milhares de pequenos e médios comerciantes. E até já vão acabando com o outro grande comércio que não é “vampiro” tão grande como eles são. Esses hipermercados vão é contribuir para o (grande) aumento do desemprego em Oliveira do Hospital e não só.

Que o digam aqueles fornecedores habituais dos anteriores proprietários do supermercado onde agora está instalada a unidade de uma dessas grandes cadeias da distribuição/comercialização… Que o digam também os empregados. Os que saíram “à força” e aqueles que se lá mantêm em regime de sobreexploração com a imposição dos horários – manipulados – das 4 horas por dia, mas que muitas vezes chegam a duplicar em 24 horas, com intervalos maiores entre cada grupo de 4 horas – para ganharem menos e terem menos direitos.

Ser-se dois dos três homens mais ricos de Portugal impressiona os incautos e os submissos. Porém, incontornavelmente, essa “riqueza” toda assenta na exploração impiedosa de milhares de seres humanos, desde fornecedores, a trabalhadores e até a consumidores. O “resto” são estórias para desinformado ou submisso continuar adormecido…

Quanto às críticas e receios do PSD oliveirense, lá estão eles a condenar as consequências enquanto absolvem as causas e os causadores. Repete-se:- quem dá autorização para os hipermercados se instalarem onde melhor lhes apetece, é o governo central. No caso, já deve ter sido o actual governo PSD – CDS/PP. Aí temos os causadores… As causas são as políticas de direita que nos têm aplicado, sem dó nem piedade, ao serviço dos multimilionários que cada vez enriquecem ainda mais…à nossa custa.

Políticas aplicadas pelos sucessivos (des) governos dos três partidos do “arco da tróika” – PS – PSD – CDS/PP – que já ocupam as cadeiras do poder há quase 40 anos seguidos.

Tempo demais, convenhamos.

É necessário correr com tais políticas. É necessário que os detentores do poder político deixem de se comportar como autênticos “executivos”…às ordens dos grandes “vampiros” desta época. É necessário meter mais “vampiros” na “gaiola”…e antes que nos chupem o nosso sangue todo!

janoAutor: João Dinis, Jano

LEIA TAMBÉM

EUA ultrapassam os 650 mil óbitos!… o número estimado de mortes da Gripe Espanhola. Autor: Carlos Antunes

Os EUA vão a caminho dos 700 mil óbitos e poderão mesmo atingir os 800 …

Em Ano de Autárquicas, Correr Atrás do Prejuízo é o Desporto Nacional. Autor: André Rui Graça

Pelo menos assim parece. O título é claro quanto baste. Irei elaborar melhor o que …