Home - Últimas - “Os verdes” temem “impactos brutais na factura da água” em Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tondela e Tábua com serviços da AINTAR

“Os verdes” temem “impactos brutais na factura da água” em Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tondela e Tábua com serviços da AINTAR

O Partido Ecologista Os Verdes teme que a Associação de Municípios para o Sistema Intermunicipal de Águas Residuais de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela (AINTAR) venha a “conduzir a médio e longo prazo à concessão destes serviços”. “Conforme já assistimos com a privatização da água nos concelhos de Tondela, Tábua, Santa Comba Dão, Carregal do Sal e Mortágua, à empresa Águas do Planalto, com impactos brutais na factura da água para os munícipes”, explicam.

Os Verdes, dizem ainda, ver com grande preocupação o aumento dos tarifários do saneamento entre 1,25 euros a 1,75 euros, incorporados na factura da água. “[Este aumento] irá sobrecarregar muitas famílias em particular numa altura em que sentem enormes dificuldades face ao crescente custo de vida devido à inflação”, notam.

Aquela força política chama ainda a atenção para o facto da AINTAR ter sido constituída há dois anos (21/09/20020), mas apenas esta semana entrou em pleno funcionamento. “Todavia, desde o final de 2021 esta associação tem vindo a apresentar candidaturas para a construção de seis ETAR’s e a lançar vários concursos públicos, alguns dos quais já se encontram em execução”.

“Os Verdes esperam que a cooperação entre estes municípios envolvidos permita efectivamente contribuir para resolver um dos problemas mais graves deste território que é a poluição dos recursos hídricos, pela ausência de saneamento e de infra-estruturas para o tratamento das águas residuais e / ou quando existem, pelas suas debilidades de funcionamento”, continuam, concluindo que “a AINTAR não pode ser uma estratégia para desresponsabilizar os próprios municípios relativamente às suas competências conforme se tem constatado com outros serviços em circunstâncias similares”.

LEIA TAMBÉM

Duplicação do troço do IP3 entre Santa Comba Dão e Viseu deve arrancar em 2023, diz o Governo

O Ministério das Infra-estruturas disse hoje esperar que as obras da empreitada de duplicação do …

PS rejeita proposta do PCP para prolongamento do IC6 de Tábua à Covilhã

O PCP disse hoje que a sua proposta para incluir no Orçamento do Estado de …