Home - Últimas - Pastores e rebanhos de Seia sobem à serra da Estrela 

Pastores e rebanhos de Seia sobem à serra da Estrela 

Os pastores e os rebanhos sobem, no dia 9 de Julho, à serra da Estrela para as pastagens de Verão, a tradicional Transumância. A subida com os rebanhos integra a Festa da Transumância e dos Pastores, evento que o Município dedica a esta prática, e é novamente aberto à participação de turistas, numa organização conjunta dos pastores, da Câmara Municipal de Seia e da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha. O convite é que os participantes sejam guardadores de rebanhos por um dia. 

Os rebanhos (com mais de mil cabeças) provenientes da terra chã concentram-se no largo da câmara, às 07h30h, atravessando a cidade em direcção à serra.  Com os rebanhos (ovelhas Serra da Estrela e cabras) ornamentados com os melhores chocalhos, cabeçadas e borlas feitas de lã, pastores e turistas seguirão pelos caminhos seculares da transumância. 

A meio da manhã, é servida a merenda do alforge na Aldeia de Montanha da Póvoa Velha. A subida continua até a pausa do almoço e dos rebanhos, na ermida da Senhora do Espinheiro. O momento é de descanso e de convívio, com a degustação de pratos inspirados nas tradições pastoris e usufruto de vários momentos de animação, com um concerto acústico, o Teatro de Montemuro e a libertação de uma ave selvagem recuperada no CERVAS.

No fresco da tarde inicia-se a jornada em direcção à Aldeia de Montanha do Sabugueiro, também conhecida pela aldeia dos pastores, local incontornável da transumância da Serra da Estrela. 

A Festa da Transumância e dos Pastores, que congrega a romaria e a subida à serra, integra a rede cultural Terras da Transumância, uma parceria estabelecida entre o Município de Castro Daire, o Município de Gouveia, o Município de Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21.

O projecto assenta num programa cultural em rede e tem como foco a preservação e valorização da transumância, do território e do património cultural destes territórios. Neste âmbito, incluído na programação deste ano, a Festa da Transumância também contemplará um espectáculo, com o Teatro de Montemuro – “Mentira a Quanto Obrigas”, a acontecer no dia 8 de Julho (21h30), na praça do Município.

LEIA TAMBÉM

CM de Penacova quer livraria do Mondego como área protegida

A Câmara Municipal de Penacova iniciou o processo para a candidatura da Livraria do Mondego …

IP3

Espanhóis contestam vitória da Teixeira Duarte no concurso para alargar IP3 entre Viseu e Santa Comba Dão

Os consórcios liderados pelas espanholas Acciona e Ferrovial e pela bracarense ABB contestaram o resultado …