Home - Nacional - Paulo Portas apresenta demissão por desacordo quanto à nova ministra

Paulo Portas apresenta demissão por desacordo quanto à nova ministra

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, apresentou, esta terça-feira, o pedido de demissão ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. Em causa a nomeação de Maria Luís Albuquerque para a ministra das Finanças, que tomou posse à hora marcada, 17 horas, numa cerimónia sem ministros do CDS-PP.

A decisão “é irrevogável”, adianta o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros num comunicado enviado à Lusa, sobre o pedido de demissão, um dia depois de Vítor Gaspar ter sido exonerado do cargo de ministro das Finanças.

Paulo Portas contesta a escolha de Maria Luís Albuquerque para a pasta das Finanças, depois de a saída de Vitor Gaspar, com quem tinha “conhecidas diferenças políticas”, “permitir abrir um ciclo político e económico diferente”, sublinha o líder do CDS/PP.

“A escolha feita pelo primeiro-ministro teria, por isso, de ser especialmente cuidadosa e consensual.(…) Expressei, atempadamente, este ponto de vista ao Primeiro-Ministro que, ainda assim, confirmou a sua escolha [de Maria Luís Albuquerque]. Em consequência, e tendo em atenção a importância decisiva do Ministério das Finanças, ficar no Governo seria um ato de dissimulação. Não é politicamente sustentável, nem é pessoalmente exigível”.

A notícia do pedido de demissão de Paulo Portas chegou ao conhecimento público cerca de 30 minutos antes da tomada de posse de Maria Luís Albuquerque, como ministra das Finanças, e dos novos secretários de Estado, que se manteve, mas sem a presença de qualquer ministro do CDS.

jn.pt

LEIA TAMBÉM

Celorico da Beira, Guarda, Gouveia, Manteigas e Seia vão fazer parte da comissão de acompanhamento do programa de revitalização da Serra da Estrela

Os concelhos de Celorico da Beira, Guarda, Gouveia, Manteigas e Seia vão fazer parte da …

Nelas reforça combate à “Vespa Velutina”

Duas dezenas de apicultores do concelho de Nelas participaram, no dia 15 de Abril, numa …