O município de Penacova, no distrito de Coimbra, decidiu ontem accionar o Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil, após serem detectados 26 casos positivos de COVID-19. A medida, que entrou em vigor às 20h00, foi uma decisão saída da reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil de Penacova (reduzida)”, que a aprovou por unanimidade, funcionando como resposta ao “agravamento da situação epidemiológica provocada pelo coronavírus (covid-19) no concelho. É uma forma de garantir uma resposta articulada e coordenada à epidemia.
“De acordo com os últimos dados revelados pela autarquia, existem de momento 26 casos activos, sendo que existem vários testes a aguardar resultado. Nos últimos dias intensificou-se a realização de testes a pessoas que possam ter estado em contacto com os casos activos, tendo sido efectuados 250 testes através zaragatoa da nasofaringe, dos quais 140 ainda aguardam resultado”, refere a Câmara.
O presidente da Câmara, Humberto Oliveira, citado na nota de imprensa, diz que o município, assim que teve conhecimento dos primeiros casos positivos, realizou “todas as diligências necessárias para ajudar a identificar eventuais contactos ocorridos, em estreita colaboração com a delegada de Saúde e Protecção Civil de Penacova”.
Desta forma, em Penacova, estão suspensas todas as actividades desportivas, de competição, de treino ou de lazer, assim como se irá adiar a abertura do Complexo das Piscina Municipais e também encerrar todos os parques infantis e as instalações sanitárias públicas. As feiras serão suspensas e recomenda-se que os cidadãos não façam deslocações desnecessárias
A Câmara vai indeferir eventos na via pública e recintos improvisados e alerta para os aglomerados de pessoas. As reuniões presenciais nos serviços técnicos municipais ficam condicionadas, devendo ser privilegiado o contacto telefónico e reuniões por videoconferência. “Nos serviços de restauração e cafés deve-se privilegiar o atendimento no exterior. Não sendo possível, devem-se intensificar as medidas de distanciamento social, o uso de máscara, respeitadas as lotações máximas interiores e de esplanadas e afastamento entre mesas. Todos os comércios e serviços devem reforçar as medidas de prevenção, segurança e mitigação para travar a propagação do vírus, tal como recomenda a Direcção-Geral da Saúde e outras que achem importantes”, é descrito.
A Câmara diz também que devem ser reforçadas as medidas de prevenção e controlo indicadas pela Direcção-Geral de Saúde para as manifestações de culto. “Relativamente ao início da actividade lectiva, esta será avaliada consoante o evoluir da situação em estreita articulação com o Agrupamento de Escolas de Penacova, a Escola Profissional Beira Aguieira, a Autoridade de Saúde Local e o município de Penacova”.