Home - Últimas - Penacova promove feira “Sabores da Terra” e festival gastronómico, juntando tradição e animação

Penacova promove feira “Sabores da Terra” e festival gastronómico, juntando tradição e animação

Tiago Silva, finalista do programa “The Voice Portugal”, da RTP, é o cabeça de cartaz da feira “Sabores da Terra”, que o Município de Penacova vai promover de 11 a 13 de Novembro, e que irá juntar tasquinhas com comida tradicional, vendedores de produtos agrícolas, animação popular. Paralelamente, decorre um festival gastronómico do qual fazem parte alguns restaurantes daquele concelho.

Durante os três dias do evento, dezenas de pequenos produtores locais tem a oportunidade de vender, em bancas tradicionais, castanhas, mel, batatas, legumes, fruta, pão, broa, queijos, enchidos, tremoços, bolos caseiros, entre muitos outros. O evento “Sabores da Terra”, porém, não se vai circunscrever apenas à feira que irá decorrer no pavilhão Aniceto Simões, estendendo-se também a um conjunto de restaurantes que integram um festival gastronómico, nos quais serão servidos, até final de Dezembro, alguns dos pratos mais tradicionais desta época do ano: arroz de míscaros, serrabulho, cabrito e chanfana.

“São quatro pratos da nossa cozinha tradicional que nos aquecem a alma! São receitas que passaram de geração em geração, que encaixam bem nesta época do ano em que as baixas temperaturas convidam a refeições mais quentes e prolongadas”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Penacova, Álvaro Coimbra.

A feira, que irá decorrer no pavilhão Aniceto Simões, abrirá portas, no dia 11, sexta-feira, às 1800h, e terá logo nesse dia, às 22h00, um espectáculo musical com o grupo FBI. No dia 12, sábado, o evento funcionará entre as 12h00 e as 02h00, contando, às 17h00, com o espectáculo do Rancho Folclórico, Cultural e Etnográfico de São Pedro de Alva. E, às 22h00, subirá ao palco o artista Tiago Silva e sua banda.  No último dia, domingo, a feira funcionará entre as 12h00 e as 19h00. Às 16h00, haverá um espectáculo com o Rancho Típico de Miro “Os Barqueiros do Mondego” e, uma hora depois subirá ao palco, numa aparição especial, o “Saturno”, mítico grupo dos anos 80. A entrada é livre.

Para além dos espectáculos, da gastronomia e da exposição de produtos da terra, o programa da feira integra também um trail (17,5km, nível 3, exigente) e uma caminhada (9 km, nível 3, exigente), denominados de “Sunset trail”. As inscrições poderão ser feitas nas Piscinas Municipais de Penacova ou através do e-mail recepcao.piscinas@cm-penacova.pt. Mais informações pelo telefone 239 470324.

 

LEIA TAMBÉM

“Cantares de Natal e Janeiras” animam freguesias de Arganil na época natalícia

As Tunas de Arganil, Coja e São Martinho da Cortiça voltam a reunir-se na iniciativa …

Deslizamento de terras obriga ao corte de trânsito em Penacova

Um deslizamento de terras, ao início da tarde, provocado pelas condições climatéricas adversas que se …