Home - Últimas - Pessoas idosas retiradas de algumas aldeias de Sernancelhe, Viseu, devido a incêndio
Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Pessoas idosas retiradas de algumas aldeias de Sernancelhe, Viseu, devido a incêndio

Mais de 300 operacionais combatiam às 18h45 de hoje o incêndio de Sernancelhe, distrito de Viseu, onde já foram retiradas pessoas idosas de algumas aldeias para lugares mais seguros, informou o comandante distrital da Protecção Civil. “O incêndio está activo, há muito vento em constantes mudanças de rumo e há aldeias no sentido de progressão do incêndio. Estamos, neste momento, a reposicionar meios para salvaguardar essas aldeias de onde já foram retiradas pessoas idosas para lugares seguros”, relatou o responsável do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu.

Miguel Ângelo David adiantou que estão também a ser “feitos trabalhos com maquinarias para abrir acessibilidades para combater o incêndio”, uma vez, além do vento forte, há dificuldades com “o terreno acidentado e irregular”. O comandante disse ainda que “há esperança de diminuição do vento com o aproximar da noite – pelo menos são essas as previsões, de um ligeiro abrandamento e [vento] mais constante”. O alerta deste fogo em mato, pinhal e fenos foi dado às 12h02 e às 18h45 estavam no local, segundo Miguel Ângelo David, “310 operacionais apoiados por três meios aéreos, três máquinas de rasto e dezenas de viaturas”.

.

O presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe contou à agência Lusa que o incêndio “está essencialmente em Carregal, Lapa, Penso e Vila da Ponte, ou seja, são as freguesias de maior risco”. “Estivemos na iminência de evacuar a aldeia de Santo Estêvão, na freguesia de Carregal, mas acabou por não ser necessário. Estamos preparados, com todos os meios, para o fazer a qualquer momento. Vai depender muito do vento e do rumo do incêndio”, explicou Carlos Silva Santiago.

LEIA TAMBÉM

Maçal do Chão, concelho de Celorico da Beira, recebeu plantação de 500 carvalhos

A freguesia de Maçal do Chão, no concelho de Celorico da Beira, recebeu hoje a …

Migas de Travancinha voltaram a reconfortar estômago dos visitantes daquela aldeia beirã

Pelo Natal muitas localidades demonstram aquilo que têm de melhor. Travancinha, uma freguesia do Concelho …