Home - Últimas - Populares denunciam descargas que destroem praia fluvial do Colmeal, em Góis

Populares denunciam descargas que destroem praia fluvial do Colmeal, em Góis

A praia fluvial de Colmeal, no rio Ceira, no concelho de Góis, segundo os populares, passou das águas cristalinas de sexta-feira, para um charco de lama, no sábado, “provavelmente devido à descarga de uma barragem próxima, que destruiu a flora e a vida ribeirinha, tornando ainda impossível a frequência da praia”. O alerta foi dado pelos moradores da localidade de Colmeal, tendo já participaram o caso à GNR e foi dado conhecimento à presidente da Câmara Municipal de Góis, Lurdes Castanheira.

“A senhora presidente nem se dignou a responder-nos”, conta ao CBS António Marques Almeida que na sexta-feira passou pela praia e ficou deslumbrado com a água cristalina e, depois, completamente desiludido quando regressou no dia seguinte. “Uma conterrânea constatou que já às 19h30 de sexta-feira a água vinha escura e enlameada. Disse que na ponte, assistiram à subida repentina e a água a ficar bem turva de repente. Até ontem, o Ceira estava como já não o via desde 2017″, refere António Marques Almeida, citando Diana De Almeida Ramos.

António garante que este procedimento “é utilizado todos os anos para largarem as lamas e fazerem uma limpeza, causando um atentado ambiental, em todas as zonas ribeirinhas das aldeias da serra passando por Góis e seguindo via Mondego, quase sempre à boleia da chuva”. “Nós desconfiamos que seja da barragem, mas não o podemos garantir. Uma coisa é certa, isto tem de ser investigado e não se pode repetir”, conclui, fazendo questão de mostrar várias fotografias da praia do Colmeal (em baixo).

O Ceira, recorde-se, é um rio de montanha português que nasce na Serra do Açor, perto da aldeia do Piódão. Afluente da margem esquerda do rio Mondego, no qual desagua a alguns metros a montante de Coimbra.

 

LEIA TAMBÉM

Universidade da Beira Interior investiga formas de melhorar produção de mirtilo

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver um estudo que pretende melhorar a …

Máquina de rasto incendeia-se no Parque Eólico do Cadafaz, em Góis

Uma máquina de rasto incendiou-se hoje no parque eólico do Cadafaz, em Góis, confirmou o …