Home - Últimas - Portugal realizou 69 mil testes, a Alemanha já terá superado um milhão

Portugal realizou 69 mil testes, a Alemanha já terá superado um milhão

Além do distanciamento social, a capacidade de fazer testes tem sido apontado pelos especialistas como um dos ‘ataques’ mais úteis na hora de combater a pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19) – ao ponto de ter permitido que países como a Coreia do Sul não tenham parado totalmente a sua economia,escreve o jornal dinheiro vivo. “Testar, testar, testar”, tem sido a recomendação mais ouvida pela Organização Mundial de Saúde. O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, anunciou hoje que Portugal fez 69 mil testes para a doença Covid-19 durante o mês de Março e o número tem vindo a aumentar nos últimos dias. Mas estes números ficam longe da Alemanha que tem apostado massivamente nos testes e nesse período realizou um milhão, o que lhe permite isolar de imediato os infectados.

Desde segunda-feira que Portugal está a experimentar um novo formato de testes de diagnóstico, Made in Portugal (embora com componentes vindas de fora do país), que pode aumentar a capacidade de analisar quem tem ou não o vírus SARS-CoV-2 (Covid-19). O projecto é uma iniciativa do Instituto de Medicina Molecular (IMM) e da sua directora, a investigadora Maria Manuel Mota, especializada na investigação da malária e, depois de testes bem sucedidos e do desenvolvimento de um kit, vai agora começar a ser usado com ajuda da Cruz Vermelha.

A Alemanha, com uma população oito vezes maior do que a portuguesa (82 milhões), tem sido um dos melhores exemplos mundiais não só na capacidade de fazer testes à sua população, mas também na forma como tem evitado o nível de mortes que se vêm em países com Itália (mas também já França e Espanha). Em Março estima-se que o país conseguiu chegar ao milhão de testes feitos a possíveis infectados com Covid-19 – contra os tais 69 mil em Portugal. Até 23 de Março tinham sido feitos perto de 500 mil durante esse mês, sendo que na altura o país já estava com uma capacidade entre 300 e 500 mil por semana e, alguns relatos referem mesmo que está a aumentar – sexta-feira passada, segundo o jornal dinheiro vivo,terá subido a capacidade para 200 mil testes diários.

LEIA TAMBÉM

Um ferido grave em despiste no Carregal do Sal

Um homem, de 25 anos, ficou gravemente ferido após despiste do carro que conduzia em …

Rui Rio acredita na conquista da CM de Oliveira do Hospital e Francisco Rodrigues fala em “dinâmica de vitória irreversível”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é uma das autarquias que o presidente do …