Home - Últimas - Portugal realizou 69 mil testes, a Alemanha já terá superado um milhão

Portugal realizou 69 mil testes, a Alemanha já terá superado um milhão

Além do distanciamento social, a capacidade de fazer testes tem sido apontado pelos especialistas como um dos ‘ataques’ mais úteis na hora de combater a pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19) – ao ponto de ter permitido que países como a Coreia do Sul não tenham parado totalmente a sua economia,escreve o jornal dinheiro vivo. “Testar, testar, testar”, tem sido a recomendação mais ouvida pela Organização Mundial de Saúde. O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, anunciou hoje que Portugal fez 69 mil testes para a doença Covid-19 durante o mês de Março e o número tem vindo a aumentar nos últimos dias. Mas estes números ficam longe da Alemanha que tem apostado massivamente nos testes e nesse período realizou um milhão, o que lhe permite isolar de imediato os infectados.

Desde segunda-feira que Portugal está a experimentar um novo formato de testes de diagnóstico, Made in Portugal (embora com componentes vindas de fora do país), que pode aumentar a capacidade de analisar quem tem ou não o vírus SARS-CoV-2 (Covid-19). O projecto é uma iniciativa do Instituto de Medicina Molecular (IMM) e da sua directora, a investigadora Maria Manuel Mota, especializada na investigação da malária e, depois de testes bem sucedidos e do desenvolvimento de um kit, vai agora começar a ser usado com ajuda da Cruz Vermelha.

A Alemanha, com uma população oito vezes maior do que a portuguesa (82 milhões), tem sido um dos melhores exemplos mundiais não só na capacidade de fazer testes à sua população, mas também na forma como tem evitado o nível de mortes que se vêm em países com Itália (mas também já França e Espanha). Em Março estima-se que o país conseguiu chegar ao milhão de testes feitos a possíveis infectados com Covid-19 – contra os tais 69 mil em Portugal. Até 23 de Março tinham sido feitos perto de 500 mil durante esse mês, sendo que na altura o país já estava com uma capacidade entre 300 e 500 mil por semana e, alguns relatos referem mesmo que está a aumentar – sexta-feira passada, segundo o jornal dinheiro vivo,terá subido a capacidade para 200 mil testes diários.

LEIA TAMBÉM

Candidatos a Deputados do PS por Coimbra visitaram concelhos de Cantanhede, Góis e Figueira

Os candidatos do PS visitaram ontem o Hospital Rovisco Pais na Tocha, concelho de Cantanhede, …

Candidatos do PSD por Coimbra: “precisamos urgentemente de criar melhores oportunidades para os portugueses, em particular os mais jovens, escolherem o interior para viver”

Os candidatos do PSD pelo círculo eleitoral de Coimbra às legislativas do próximo dia 30 …