Home - Sociedade - Preço da gasolina vai registar elevada descida no início da semana, gasóleo deve permanecer quase inalterado

Preço da gasolina vai registar elevada descida no início da semana, gasóleo deve permanecer quase inalterado

A forte pressão nas cotações do petróleo está a ter reflexos no preço dos combustíveis, antecipando-se uma nova descida do valor de venda da gasolina nos postos de abastecimento nacionais já no arranque da semana. A notícia avançada pelo Jornal de Negócios admite que o gasóleo pode ficar inalterado.

No arranque da próxima semana, explica, acompanhando a elevada queda das cotações nos mercados internacionais do barril do petróleo, a gasolina poderá recuar vários cêntimos, aproximando-se de uma das maiores quedas do ano. Já o gasóleo deverá manter-se próximo dos valores actuais.

O petróleo continua a afundar-se nos mercados internacionais, devido ao excesso de oferta. O WTI, negociado em Nova Iorque, ruma à sétima semana de quedas consecutiva, estando a cotar nos 42 dólares, perto de mínimos de seis anos. E o Brent, em Londres, também cai. Está nos 49,20 dólares. Descidas que levaram a gasolina a descer nos mercados. E com o euro a recuperar, a queda acentuou-se.

A cotação média da tonelada métrica da gasolina recua em 6,22% face á última semana, sendo que em euros a descida foi ainda mais expressiva: 7,52%. Uma queda que permite, de acordo com os cálculos do Negócios, antecipar uma redução na ordem dos três a quatro cêntimos por litro, o que será uma das maiores quedas deste ano. A gasolina é vendida, em média, a 1,517 euros por litro, segundo a DGEG.

A tendência de descida também se fez sentir no caso do gasóleo, sendo que neste caso foi o cambial a determinar o movimento de queda. A cotação média deste combustível subiu 0,55% em dólares, recuando 0,84% em euros, desempenho que não dá grande margem para uma revisão dos valores de venda das petrolíferas. O gasóleo é vendido, actualmente, a 1,20 euros. Deverá permanecer nestes níveis, ou recuar cerca de meio cêntimo.

LEIA TAMBÉM

Semana europeia da mobilidade assinalada com ciclismo nas escolas de Seia

O Município de Seia, a propósito da Semana Europeia da Mobilidade, e operacionalizada pela Associação …

Município de Gouveia assegura transportes escolares durante greve rodoviária

O Município de Gouveia está a assegurar o transporte escolar, devido à greve dos transportes, …