Home - Economia - Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital garante que dentro de dias os comerciantes podem regressar ao renovado Mercado Municipal
Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital garante que dentro de dias os comerciantes podem regressar ao renovado Mercado Municipal

Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital garante que dentro de dias os comerciantes podem regressar ao renovado Mercado Municipal

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, promoveu ontem um passeio com a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, pelas renovadas instalações do Mercado Municipal e Central de Camionagem da cidade. A iniciativa, que antecedeu a inauguração da V edição da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, teve como objectivo sensibilizar aquela responsável para as obras realizadas e para a eventual possibilidade de vir a ser aprovado algum fundo de apoio ao projecto.

Alexandrino reconheceu que o município avançou sem ter garantias de qualquer apoio comunitário, mas sublinhou que tal era necessário porque o espaço “estava obsoleto e era preciso revitalizá-lo de forma a oferecer melhores oportunidades de negócio aos comerciantes que dentro de dias podem começar a ocupar o espaço”. Não escondeu, de resto, que pode ser difícil conseguir qualquer verba, mas confessou que tinha de deixar este apelo à presidente da CCDRC para um possível financiamento do projecto no “overbooking” do QREN.

O responsável da autarquia aproveitou ainda o momento para enfatizar as dificuldades que os empresários locais sentem em termos de infra-estruturas rodoviárias e para a necessidade de ser feito algo nesse sentido. O autarca referiu sobretudo a ligação do IC6 à A25 e de tal não fazer parte da lista de investimentos rodoviários que governo está a preparar.

Ana Abrunhosa, que teve a honra de cortar a fita que abriu oficialmente as portas da Feira Regional de Oliveira do Hospital (que se prolonga por nove dias e conta com cerca de 200 expositores) não fez grandes comentários sobre o assunto, mas elogiou a EXPOH que classificou como uma excelente iniciativa para dar protagonismo e visibilidade aos empresários da região. E deixou uma promessa. “Estamos disponíveis para vos receber e para acarinhar os vossos projectos”, disse, lembrando que são os empresários e as empresas que criam emprego. Sobre as acessibilidades mostrou-se consciente e compreendeu as necessidades. “Basta circular nesta estradas para perceber que este era um projecto importantíssimo, mas para ser franca vejo poucas possibilidades de ele ter financiamento comunitário”, concluiu.

José Carlos Alexandrino convidou depois Ana Abrunhosa para presidir à inauguração oficial do mercado agendada para 7 de Outubro. “Não quero que fique lá o meu nome, mas o seu”, disse, enfatizando depois ao “CBS” que a passagem pelas novas instalações não teve nada a ver com qualquer pré-inauguração, mas  apenas de uma visita. Garantiu porém que o espaço está disponível para receber os comerciantes dentro de poucos dias. “Podem começar a trabalhar lá logo que eles queiram. Não posso precisar exactamente dentro de quantos dias, mas será dentro de uma ou duas semanas”, assegurou, frisando que até dia sete de Outubro terão de estar lá todos instalados. “Existam, porém, ainda algumas lojas para ir a concurso”, explicou.

A promessa deve deixar os comerciantes mais tranquilos, até porque alguns já se encontram fartos das instalações provisórias para onde foram transferidos num espaço próximo. E não escondem algumas dúvidas sobre o prometido regresso dentro de dias. Um comerciante confessou ao CBS que já tiveram algumas datas, todas falhadas. Inicialmente foi-lhes prometido que o regresso seria em Outubro passado, posteriormente houve uma suspensão e ficou para Março. “Agora ainda não sei quando vai ser. Não recebemos qualquer comunicação oficial ou informal sobre a data”, conta José Mendes Pereira, cuja esposa explora um bar no mercado, além uma charcutaria. “Espero que desta vez seja mesmo para valer, mas não estou muito convencido”, concluiu.

 

LEIA TAMBÉM

Assessor do candidato do PS, Henrique Barreto, insultou de “forma obscena” cabeça de lista do PSD-CDS/PP

O líder do partido Chega em Oliveira do Hospital conta o que se passou, no …

A angústia de um produtor oliveirense de queijo Serra da Estrela DOP que pondera abandonar a actividade no final do ano

O pastor Paulo Rogério é um dos maiores produtores de queijo da Serra da Estrela …