Home - Outros Destaques - Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital lamenta falecimento de utente de 88 anos do Lar de Santa Ovaia pela COVID-19 e refere que morte “atrapalhou as contas”

Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital lamenta falecimento de utente de 88 anos do Lar de Santa Ovaia pela COVID-19 e refere que morte “atrapalhou as contas”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lamentou a morte da utente do Lar de Santa Ovaia, com 88 anos, o que, segundo o autarca, nada fazia prever este desfecho. O presidente da autarquia sublinhou ainda que o Lar tinha um bom plano de contingência, “o que terá evitado mais infecções”. A notícia surge num dia em que o relatório da DGS eleva para 26 o número de infectados no concelho, no entanto o autarca diz que em pouco tempo espera ter apenas quatro doentes pelo coronavírus no concelho-

“Esta morte atrapalhou as nossas contas. Não gostaríamos que ela tivesse acontecido, até porque não apresentava sintomas físicos ou respiratórios que levassem a este desfecho. Esta morte angustia-nos”, frisou José Carlos Alexandrino, sublinhando que a outra utente infectada no lar de Santa Ovaia permanece em isolamento. Mas já teve um teste negativo e está à espera do segundo para confirmar que já não tem o vírus.

O autarca referiu ainda que têm existido mais testes, o que, no seu entender, é  bom, porque o grande problema são os assintomáticos e as cadeias de transmissão que se criam a partir daí. “A cadeia de transmissão no Lar de Santa Ovaia não sabemos exactamente como começou. Infectou quatro funcionários e dois utentes e depois foi alargada a 11 pessoas”, explicou, referindo que neste caso há duas funcionárias que já deram o primeiro teste negativo e hoje realizam o segundo. “Houve outro funcionário que já teve os dois testes negativos. No lar ficou só um utente e um funcionário com o vírus”, assegura.

José Carlos Alexandrino diz que o concelho desde o início da pandemia teve 29 pessoas que tiveram contacto com o vírus. Destes, explica, 21 estão recuperados e dos oito que faltam estão a realizar testes que indicam que muitos já superaram a infecção. “Dentro de pouco tempo podemos ter apenas quatro casos positivos e três internados em Coimbra”, assegurou, deixando também a entender que tem tido várias reuniões “com elementos do Governo” para ajudar a recuperar financeiramente as empresas do concelho.

LEIA TAMBÉM

Um novo caso de COVID-19 e um recuperado em Oliveira do Hospital

O concelho de Oliveira do Hospital mantém seis casos activos de Covid-19. Desde a última …

Coligação PPD/PSD.CDS-PP de Oliveira do Hospital iniciou pré-campanha com outdoors

A coligação PPD/PSD.CDS-PP de Oliveira do Hospital “Unidos para Construir o Futuro” iniciou hoje as …