Home - Últimas - Presidente da Junta de Castilla y León anunciou a chegada a Espanha de sete aviões com 46,5 milhões de euros de material médico

Presidente da Junta de Castilla y León anunciou a chegada a Espanha de sete aviões com 46,5 milhões de euros de material médico

O presidente da Junta de Castilla y León, Alfonso Fernández Mañueco, informou que vão chegar, nas próximas 48 a 72 horas a Espanha, sete aviões com suprimentos médicos para a Comunidade. Durante a conferência de imprensa após a reunião que realizou hoje com o primeiro-ministro Pedro Sánchez e o resto dos presidentes autónomos, Mañueco anunciou que esses aviões chegarão a Saragoça, Madrid e Barcelona com um milhão de máscaras, batas, viseiras faciais e luvas sanitários.

O material que, segundo Mañueco, totalizou 46,5 milhões de euros, dos quais 26 serão suportados pelo Ministério da Saúde e 20 pelo Ministério do Desenvolvimento. Mañueco também destacou que Castilla y León, juntamente com a Comunidade Valenciana, foi a primeira a trazer material da China.

No entanto, Mañueco deseja que a Comunidade atinja a “auto-suficiência”, não apenas através de compras externas, mas também através da produção doméstica. Deste modo, referiu que a autonomia da Comunidade no fabrico de gel de desinfecção, com seis fornecedores, bem como no fornecimento básico de viseiras de protecção facial, com a colaboração de oito empresas de Castilla e Leão.

Com o mesmo objectivo, o presidente regional indicou que o Conselho entrou em contato com mais de 300 empresas para adaptarem sua produção, enquanto 20 delas já estão desenvolvendo um produto que não fabricavam antes da crise do Covid-19. “Continuaremos assim até nos tornarmos auto-suficientes”, sublinhou, frisando que o Conselho trabalha em diferentes frentes, “tanto com empresas, como com equipes de pesquisa, para a “elaboração, detecção e análise” de testes. “Mas quem deve autorizar sua fabricação é a Agência Espanhola do Medicamento”, concluiu.

Castilla y León conta já com 5414 casos de COVID-19 confirmado, 623 novos casos, 2233 hospitalizados e 307 nos cuidados intensivos. Tem 871 recuperados e 442 mortos. Ver quadro completo aqui.

Fonte e foto: La Gaceta de Salamanca

LEIA TAMBÉM

Joaquim Pinto candidato pelo PSD/CDS-PP à Junta de Freguesia de S. João da Boavista, em Tábua

Joaquim Pinto é o candidato à Junta de Freguesia de S. João da Boavista, no …

Rita Costa é candidata à CM de Tàbua onde a CDU pretende eleger pela primeira vez um vereador

Rita Costa de 39 anos é a cabeça de lista  da Coligação Democrática Unitária (CDU) …