Home - Últimas - Presidente da Republica não renova Estado de Emergência

Presidente da Republica não renova Estado de Emergência

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações ao país, revelou que decidiu “não renovar o Estado de Emergência”. A medida foi tomada, disse, depois de ter ouvido especialistas, partidos políticos e o Governo. Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou ainda para realçar que “este é o momento de agradecer aos especialistas”.

“Nesta decisão pesou a estabilização e até a descida do número médio de mortes, de internados em enfermaria e em cuidados intensivos, assim como a redução do Rt [indicador de transmissibilidade], bem como a estabilização do número de infectados, ou seja, a incidência da pandemia”, explicou.

Pesou igualmente na decisão do chefe de Estado o avanço em testes e na vacinação, assim como o facto de já ter “decorrido um mês sobre a Páscoa e a abertura das aulas”.

O Presidente da República deixa, no entanto, um alerta aos portugueses: “É bom que fique claro aquilo que têm dito os especialistas neste domínio. Passámos de uma fase de ver ao fundo do túnel para termos uma luminosidade crescente no dia a dia”, mas “não estamos numa época livre de Covid, livre de vírus. Podemos infectar os nossos contactos e permitir que a doença continue a transmitir-se. Enfrentamos ademais o risco de novas variantes menos controláveis pela vacina. Tudo isto justifica uma preocupação preventiva de todos nós”.

LEIA TAMBÉM

Nelas investe 20 mil euros em parques infantis

A CM de Nelas encontra-se a proceder à requalificação de parques infantis em diferentes localidades …

Universidade de Coimbra organiza 30.ª edição do curso sobre Segurança em Incêndios Florestais

O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Associação para do Desenvolvimento da Aerodinâmica …