Home - Últimas - Presidente de Tábua explica como se multiplicaram os casos de COVID-19 no concelho

Presidente de Tábua explica como se multiplicaram os casos de COVID-19 no concelho

O Presidente da Câmara Municipal de Tábua e responsável máximo da Proteção Civil Concelhia sentiu necessidade de fazer hoje um comunicado à população, sublinhando que é seu dever “informar diariamente” o que se passa no concelho. Mário de Almeida Loureiro elencou depois todos os casos verificados no município e lamentou aquilo que classificou de “atitude irresponsável daqueles que, com a mentira e a ignorância, tentam estabelecer o pânico e a confusão na nossa comunidade Tabuense”.

O autarca começa por referir que o primeiro caso no concelho aconteceu a 28 de Março. “Durante vários dias tivemos apenas dois casos”, explica, adiantando que no passado dia 8 de Abril confirmou-se um terceiro caso, um cidadão com um longo internamento na UCCI da Santa Casa da Misericórdia de Tábua. Explicando depois como se processou a multiplicação dos casos.

“No mesmo dia, após o contacto com as diversas entidades ARS Centro, ACES Pinhal Interior Norte, Centro de Saúde de Tábua, Comando Distrital da ANEPC e INEM, foi determinada a realização de testes de diagnóstico a 14 pessoas internadas naquela unidade de saúde e a 17 profissionais de saúde – o que resultou em dez casos positivos de utentes e duas profissionais. Após a realização de mais testes foram identificados mais sete profissionais infetadas”, disse, adiantando que, entretanto,   foi detetado um outro caso positivo numa IPSS, pessoa que, em princípio, fora contaminada ao realizar um tratamento noutra unidade de saúde – e que já se encontrava em isolamento.

“E vieram a confirmar-se dois novos casos de um profissional de saúde dos HUC e um sinistrado ali internado – não afirmando nunca que novos casos não venham a acontecer”, disse, sublinhando que estão a realizar-se mais testes a profissionais das Instituições e o Município decidiu com o ACES avançar com testes a todos os profissionais da Instituições, aos Bombeiros Voluntários, às forças de Segurança e aos funcionários do Município que acompanham diariamente as Instituições, Juntas de Freguesia e colaboradores, pessoas infetadas e pessoas isoladas.

LEIA TAMBÉM

Espectáculo multimédia “As músicas que os vinhos Dão” anima 23 ª Feira de Vinho do Dão de Nelas

Dezanove empresas do concelho de Nelas distinguidas com estatuto de PME Líder

O Concelho de Nelas viu este ano distinguidas 19 empresas com o estatuto de PME …

Monumento com cravo gigante evoca 25 de Abril em Tábua

A instalação de um monumento na Rotunda da E.N. 17, no nó de acesso ao …