Home - Últimas - Primeira grávida infectada deu à luz no Hospital da Guarda

Primeira grávida infectada deu à luz no Hospital da Guarda

O Hospital da Guarda realizou o primeiro parto de uma mulher infectada cam a COVID-19. Trata-se de uma mulher de 38 anos que deu entrada ontem à noite no Serviço de Obstetrícia e o teste, que é realizado a todas as grávidas, deu positivo. A situação obrigou a um protocolo específico de isolamento, já previsto nos planos de contingência, conforme explicou à Rádio Altitude o médico pneumologista Luís Ferreira, da comissão de acompanhamento da Covid-19.

O parto (por cesariana programada), refere a mesma rádio, correu normalmente e “mãe e filho estão bem”. O recém-nascido é um bebé do sexo feminino, que se encontra numa área circunscrita do Serviço de Pediatria e ao qual vão também ser feitos testes.

O importante, sublinha o médico, é passar a mensagem de que «o nosso Hospital está plenamente capacitado para o diagnóstico e para a intervenção em todas as fases da doença», até por ser, desde o início, uma das unidades de referência na região Centro.

O especialista em doenças pulmonares refere mesmo, em declarações à Rádio Altitude, que, comparativamente, “no distrito da Guarda tem vindo a ser feito um maior número de testes”, que estima em mais de 2.500 desde o início de Março. E isto graças “à excelência” e “à pronta capacidade de resposta” do Laboratório de Patologia Clínica da Unidade Local de Saúde, que serve toda a região e cujo reconhecimento foi um dos critérios para a inclusão do Hospital Sousa Martins na rede inicial de combate à Covid-19.

Um mês depois de terem surgido os primeiros casos em Portugal, o número de internados no Hospital da Guarda é hoje de 34, três dos quais em cuidados intensivos. Estes casos mais graves são de pacientes idosos e com outras complicações, confirma Luís Ferreira.

 

LEIA TAMBÉM

Município de Gouveia assegura transportes escolares durante greve rodoviária

O Município de Gouveia está a assegurar o transporte escolar, devido à greve dos transportes, …

Homem encontrado morto em Gouveia

Um homem foi encontrado morto em casa em Moimenta da Serra, no concelho de Gouveia, …