A Polícia Judiciária, com a colaboração da GNR de Viseu, deteve ontem um homem, de 47 anos, solteiro, desempregado, pela prática de dois crimes de incêndio florestal, o mais recente ocorrido anteontem cerca da 01h00m, e outro em 07.10.2018, pelas 23h30m, ambos numa freguesia do concelho de Viseu.
O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial e foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva, enquanto aguarda a execução do internamento preventivo decretado em hospital psiquiátrico ou outro estabelecimento análogo adequado.
O suspeito, com uso de chama direta, ateou os incêndios na floresta, em zona povoada com mato, pinheiro bravo e eucalipto, com continuidade vertical e horizontal, confinante com a zona urbana, com áreas ardidas de cerca de 0,1 ha e 20 ha, respetivamente, que teriam proporções mais gravosas caso não tivesse havido uma rápida intervenção dos meios de combate. A actuação do suspeito colocou em perigo a integridade física e a vida de pessoas, habitações e a grande mancha florestal.