Home - Sociedade - Cultura - Projeto lançado por jovem oliveirense alcança projeção nacional

Projeto lançado por jovem oliveirense alcança projeção nacional

O Espalha-Factos, portal dedicado ao entretenimento e à cultura originário de Oliveira do Hospital, alcançou em 2013 o seu melhor ano de sempre. Foi o período com mais artigos, mais colaboradores e mais visitantes.

O projeto, iniciado em 2005 na Rádio Boa Nova pela mão do jovem oliveirense Pedro Coelho, passou para o âmbito virtual em 2009 e desde aí não tem parado de crescer. Inicialmente um magazine radiofónico com 30 minutos de duração, rapidamente irrompeu pela publicação especializada de periodicidade diária e hoje, já com registo oficial na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, conta com cerca de 70  colaboradores e mais de meio milhão de leitores por ano.

O Espalha Facto extravasou as fronteiras do concelho e do distrito e hoje é um site dirigido aos alunos do Ensino Superior, com uma equipa constituída inteiramente por estudantes e tendo objetivos de formação e informação para os mais jovens.

Os lucros obtidos com as receitas publicitárias têm sido direcionados para a melhoria das condições materiais de trabalho da equipa.

No último ano de atividade online, o magazine cobriu eventos tão diversos como o Super Bock Super Rock, a exposição de Joana Vasconcelos no Palácio da Ajuda, o lançamento da série internacional Under the Dome ou a antestreia d’A Gaiola Dourada, o filme mais visto do ano em Portugal, entre outros.

O Espalha-Factos é hoje uma presença habitual nos circuitos da cultura nacional e tem focado a sua ação na responsabilidade social e na promoção de novos talentos, tendo sido um dos convidados a cooperar com a iniciativa Heróis de Portugal, organizada pela RTP para apoiar os Bombeiros portugueses.

restauranteimagem

LEIA TAMBÉM

Semana europeia da mobilidade assinalada com ciclismo nas escolas de Seia

O Município de Seia, a propósito da Semana Europeia da Mobilidade, e operacionalizada pela Associação …

Município de Gouveia assegura transportes escolares durante greve rodoviária

O Município de Gouveia está a assegurar o transporte escolar, devido à greve dos transportes, …