Home - Últimas - Protecção Civil deixa alerta de que “no Natal, as temperaturas vão cair a pique”
frio

Protecção Civil deixa alerta de que “no Natal, as temperaturas vão cair a pique”

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) estima, de acordo com previsões do IPMA, que a noite de domingo seja a mais fria. A causa será uma massa de ar polar fria e seca que irá passar por Portugal e será responsável por “trazer bastante frio para os tempos que se avizinham”. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) deixou hoje o alerta: “no Natal, as temperaturas vão cair a pique”.

A ANEPC estima, de acordo com previsões do IPMA, que “de sábado para domingo as temperaturas rondem os 0º ou sejam mesmo negativas e durante o dia não subirão acima dos 13º”. Ao frio vai juntar-se “o aumento da intensidade do vento que vai provocar desconforto térmico”.

Em conferência de imprensa, Carlos Mata apresentou o quadro meteorológico previsto para os próximos dias e enumerou também medidas preventivas e de autoproteção. Perante as condições meteorológicas previstas, deve evitar-se uma “exposição prolongada ao frio” e deve prestar-se atenção sobretudo aos grupos mais vulneráveis, onde se incluem os idosos.

A Proteção Civil alerta igualmente que é necessário ter cuidado com as lareiras, já que “a acumulação de gases poderá levar a intoxicação ou incêndios”. Estes “dispositivos” devem mesmo ser evitados “durante o sono”. A quem vai conduzir nestes dias, recomenda-se cautela na estrada porque a formação de gelo poderá propiciar “acidentes de viação”. Carlos Mata frisou ainda que a previsão meteorológica do IMPA se estende durante os próximos três dias e que não há, para já, “emissão do estado de alerta”. A situação será, porém, avaliada continuamente.

LEIA TAMBÉM

Um ferido grave em despiste no Carregal do Sal

Um homem, de 25 anos, ficou gravemente ferido após despiste do carro que conduzia em …

Rui Rio acredita na conquista da CM de Oliveira do Hospital e Francisco Rodrigues fala em “dinâmica de vitória irreversível”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é uma das autarquias que o presidente do …