Home - Outros Destaques - Recolha de medula em Oliveira do Hospital para ajudar bebé de Avô

Recolha de medula em Oliveira do Hospital para ajudar bebé de Avô

Vai ser realizada no próximo dia 28 nos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e, no dia 31, em Pomares recolha de medula para uma bebé de Avô que necessita de um transplante. Os familiares agradecem a todos aqueles que se possam apresentar como voluntários. Estes, porém, têm de obedecer a determinados critérios: ter entre os 18 e os 45 anos, peso mínimo de 50 quilos, altura superior a 1.50m, ser saudável e nunca ter recebido transfusões após 1980. Para se registar, basta preencher um impresso após tirar uma pequena amostra de sangue.

“Contudo, esta deverá ser uma decisão voluntária e consciente e cabe ao dador informar-se antes de a tomar, uma vez que, depois de inscrito na base de dados, poderá ser chamado para salvar uma vida”, referem os promotores. O apelo que está a correr nas redes sociais aproveita também para explicar que se trata de um processo simples.

“Quando doamos medula não somos sujeitos a qualquer anestesia, para estimular as células temos apenas de levar injecções…só isso! A doação é feita por meio de uma máquina que colhe o sangue da veia do doador, separa as células e devolve os elementos do sangue que não são necessários para o paciente. Neste caso não há necessidade de internamento nem de anestesia, sendo todos os procedimentos feitos pela veia. Contudo, este método requer que o dador, durante os dias que antecedem a doação, faça a estimulação de factores de crescimento através de injecções que levam à produção de células progenitoras”, explicam.

 

LEIA TAMBÉM

Reforma de um médico encerrou Unidade de Saúde de Ervedal da Beira, CDU reclama restabelecimento “urgente” dos serviços

A CDU reclama a reabertura da Unidade de Saúde em Ervedal da Beira que se …

Médica Maria do Rosário é candidata na lista de Fernando Tavares Pereira ao executivo do município de Tábua

A médica Maria do Rosário é uma das candidatas a integrar o executivo municipal de …