Home - Educação - Rede de bibliotecas promove concurso literário de poesia “40 anos a festejar Abril”

Rede de bibliotecas promove concurso literário de poesia “40 anos a festejar Abril”

A Rede de Bibliotecas do Município de Oliveira do Hospital (públicas municipais e escolares) acaba de lançar um concurso literário de poesia sob o tema “40 anos a festejar Abril”.

A iniciativa, que surge no âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, destina-se a promover, junto das camadas mais jovens, uma reflexão sobre o significado da histórica data e o futuro da democracia em Portugal e na Europa.

O concurso, que tem como principais objetivos criar e/ou consolidar hábitos de leitura e de escrita e, ainda, a promoção da escrita criativa e valorização da expressão literária, é aberto a todos os alunos que frequentem o ensino básico e secundário nas escolas do concelho de Oliveira do Hospital.

Para concorrerem, os candidatos deverão apresentar um texto poético e os trabalhos a concurso deverão ser entregues nas bibliotecas escolares e bibliotecas públicas municipais até ao próximo dia 26 de maio.

Os prémios, a conceder aos alunos vencedores dos 1º, 2º, 3ª ciclos do ensino básico e do ensino secundário consistem – conforme consta do regulamento – na atribuição de livros editados pelo Município de Oliveira do Hospital.

Na hora da seleção dos melhores trabalhos, o júri do concurso, que será constituído pela coordenadora das bibliotecas escolares, um professor de História e um representante do Município de Oliveira do Hospital, terá como principais critérios de avaliação a criatividade/inovação dos textos e a sua qualidade literária; a sua organização e coesão e, por último, a obediência às caraterísticas do género em questão. A entrega dos prémios está agendada para o dia 10 de junho.

LEIA TAMBÉM

Buscas por criança desaparecida concentradas na zona onde foram encontradas pegadas

As buscas pelo menino com dois anos que desapareceu ontem de manhã, em Proença-a-Velha (concelho …

Autoridades reforçaram os meios para encontrar menino de dois anos desaparecido de manhã na zona de Proença-a-Velha

A GNR garantiu que o dispositivo der buscas da vai ser reforçado com novos elementos, …