Home - Últimas - Regresso da feira centenária de São Mateus em Viseu conta já com Toy, Gilmário Vemba e Luccas Neto
Feira de São Mateus em Viseu: secular e auto-sustentável financeiramente

Regresso da feira centenária de São Mateus em Viseu conta já com Toy, Gilmário Vemba e Luccas Neto

Toy, Gilmário Vemba e Luccas Neto são alguns dos nomes já confirmados para a Feira de São Mateus em Viseu, anunciou hoje a organização do certame que conta já com 630 anos e que vai decorrer entre 4 de Agosto e 21 de Setembro, Dia de São Mateus e feriado municipal em Viseu. O evento, que regressa depois de dois anos de ausência devido à pandemia, terá também moda e o desporto. “Trazemos um conjunto de artistas nacionais e internacionais, populares e também para novos públicos para atrair mais pessoas à Feira de São Mateus (FSM), com um conjunto de artistas diversificados e transversais a várias gerações”, disse o presidente da Viseu Marca.

Pedro Alves destacou assim a presença do brasileiro Luccas Neto, “muito conhecido entre os mais novos, as crianças, considerado um dos maiores influenciadores digitais do Brasil e terá a participação especial de Gi”. No panorama internacional, destacou ainda o espanhol Álvaro de Luna, que “é muito acertado ao certame, tendo em conta o perfil” do artista, e os brasileiros Melim, o Kevinho e o Grupo Revelação.

“No panorama nacional temos Toy, um artista popular consagradíssimo que também trará bastante gente à feira fruto da sua notoriedade”, destacou Pedro Alves, que também anunciou a presença de Fernando Daniel, Ana Moura e os D.A.M.A.

O certame com “duas novas modalidades, o ‘Viseu a RIR'”, um dia em que o humor estará no palco da feira com “os populares artistas de ‘stand-up comedy’ Fernando Rocha e o angolano Gilmário Vemba”. “E também o ‘Viseu Fashion’, com um desfile de moda que trará modelos profissionais à Feira de São Mateus e envolverá os comerciantes da cidade de Viseu, que passarão as suas roupas para divulgarem a sua actividade, já que é um sector que não costuma marcar presença no certame”, adiantou.

De regresso está também o desporto, designadamente com automobilismo, com o Constáçica Rali de Vouzela e Viseu que, “não estando no calendário das provas oficiais, contará para a pontuação no campeonato nacional de ralis”.

“Vamos ter também um torneio internacional de andebol, um torneio nacional de futsal feminino, a meia maratona e ainda as provas de hipismo”, acrescentou o presidente da Viseu Marca, que organiza o certame.

Pedro Alves assumiu que “a programação está toda fechada e, a partir de hoje, quem quiser já pode adquirir, ‘online’, bilhetes para os 20 dias de espectáculos” que, para os profissionais de saúde da região “terão direito a um gratuito”.

“De forma a reconhecermos e agradecermos aos profissionais de saúde do Centro Hospitalar Tondela-Viseu e do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, pelos sacrifícios feitos nestes dois anos, vamos dar a escolher um espectáculo para que possam usufruir da feira gratuitamente”, revelou.

Presente na apresentação de “parte do cartaz”, uma vez que ao longo do mês vão ser anunciados mais nomes, o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, disse que espera que esta edição seja “um grande êxito” até tendo em conta o “cartaz de eleição”.

Fernando Ruas anunciou também que, no decorrer da FSM, vai ser formalizada a geminação com a cidade de Elvas, no Alentejo, uma vez que “é a única cidade, juntamente com Viseu, no país a organizar uma Feira de São Mateus”. “Elvas também o faz e vamos ver a possibilidade de transferências de culturas, de conhecimentos, ou seja, de um intercambio cultural e até de respostas ao nível autárquico”, adiantou Fernando Ruas.

LEIA TAMBÉM

Homem despista-se em Arganil e cai de ravina de 60 metros

Um homem de 48 anos sofreu várias escoriações na sequência de uma queda, ontem à …

MAAVIM apresenta dados que entende inviabilizarem prospecção e pesquisa de minerais em Tábua

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM) deu ontem a …