Home - Últimas - Acelera o ritmo da pandemia, com aumento de óbitos a Norte

Acelera o ritmo da pandemia, com aumento de óbitos a Norte

O investigador oliveirense Carlos Antunes considera que existe um aumento de infecções a diferentes velocidades… e regiões com diferentes momentos de arranque naquilo que classifica como sexta vaga pandémica. “Norte começou no início de Abril, depois seguiram-se 1 a 2 semanas depois as restantes regiões, com a excepção da RAM que ainda não dá sinal de aumento de casos, o que é evidenciado pelo seu Rt.

Dado que os momentos de arranque e as velocidades de aumento de casos são diferentes, o factor “fim de máscaras” pesa de forma diferente. Contudo, somos levados a acreditar que acelerou o aumento de casos que se verificou desde a semana passada.

O número de óbitos está a aumentar com o Norte a contribuir com elevado peso, sendo que ontem contribuiu com 15 dos 27 óbitos registados. É natural, que à medida que as restantes regiões aumentarem o ritmo de aumento de casos e, consequentemente, a respectiva incidência, irão também contribuir para o aumento de óbitos.

Todas as faixas etárias verificam aumentos de incidência, mas de todas destacam-se as faixas de 10-29 anos, seguidas das restantes a um ritmo mais lento”, escreve o especialista.

Casos diários superam os 14400

A média de infecções pelo coronavírus SARS-CoV-2 passou para os 14.400 casos diários a nível nacional, registando um aumento desde meados de Abril, indicam dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) hoje divulgados. “O valor médio do índice de transmissibilidade (Rt) para os dias entre 02 e 06 de Maio foi de 1,13 (média de 14.400 novos casos por dia)” em Portugal, adianta o relatório semanal do INSA sobre a evolução da covid-19 no país.

LEIA TAMBÉM

Festival Seia Jazz & Blues em Seia regressa em Julho novamente ao ar livre

“Quinteto Pedro Moreira”, “Blues do Cidadão”, “The Ragtime Rumours”, “MenatJazz Ensemble” e “Big Band da …

Subida de temperatura e risco elevado de incêndios no interior nos próximos dias

Temperaturas vão subir e superar os 30 graus

As temperaturas começam a subir já hoje e os termómetros vão superar os 30 graus …