Home - Destaques - Rodrigues Gonçalves é o novo presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

Rodrigues Gonçalves é o novo presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

Rodrigues Gonçalves é o novo presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. A lista apresentada pelo PS colheu 26 votos a favor e 3 votos brancos. Bancada PSD ausentou-se da sala e o “independete” António Lopes escusou-se a votar, por considerar que a nova mesa continuará “em contexto de ilegalidade”.

A nova composição da Mesa da Assembleia Municipal é resultado do pedido de demissão que, no arranque dos trabalhos da reunião deste sábado, foi apresentado pela mesa provisória da Assembleia saída da reunião de 26 de abril, data da destituição de António Lopes de presidente da mesa daquele órgão autárquico.

“Que a Assembleia Municipal legitime de forma democrática esta mesa”, afirmou o presidente em exercício, Carlos Mendes, sendo seguido naquele propósito por Rodrigues Gonçalves. “Deve ser apresentada proposta para nova mesa”, afirmou o deputado, acabando por surgir à cabeça de uma lista, seguido por Carlos Mendes e Aldina Neves, apresentada pela bancada socialistas, defendendo a constituição de nova mesa para “não ficar um vazio nesta Assembleia Municipal”.

Uma “palhaçada” em que o PSD se recusou a participar, optando por toda a sua bancada se ausentar do Salão Nobre da Câmara Municipal. “Não compreendo como é que um ponto desta importância não consta da ordem do dia”, firmou Luís Correia. “Estão a gozar, não vamos participar nesta palhaçada”, registou o deputado municipal.

“Se é legítimo porque é que não colocam ponto na ordem de trabalhos como é legal?”, questionou o destituído presidente da Assembleia Municipal. A aguardar pelo resultado do pedido de impugnação da última reunião da AM, António Lopes considerou que “a nova mesa não deixará de estar eleita em contexto de ilegalidade”, optando depois por “passar” na hora de votação daquela que foi a única proposta de constituição da mesa.

Eleito com 26 votos a favor e três votos brancos, Rodrigues Gonçalves foi eleito presidente da Assembleia, assumindo no imediato o comando dos trabalhos. “Agradeço a confiança. Tentaremos melhorar a eficiência da AM. Tentaremos honrar o voto dos que votaram em nós e dos que não votaram”, afirmou Rodrigues Gonçalves que, agora no lugar de António Lopes, não deixou de lhe agradecer por, desde 2009 ter trazido “democracia a esta Assembleia, que era aqui muito mitigada”.

No lugar de presidente da mesa da AM, o socialista garantiu intervir “o menos possível”, “não arrastar os trabalhos da mesa com intervenções pessoais” e a cumprir o regimento. O novo presidente da Mesa – o terceiro em oito meses de mandato – disse ainda não estar na nova função “para fazer a vontade a ninguém”, nem para entrar naquilo que são as competências da Câmara Municipal. “Nunca procurarei ir além da chinela e entrar em assuntos que não são da Assembleia Municipal”, assegurou o socialista rejeitando ficar com o “ónus” de ter provocado a crise política no concelho por ter sido “dos que tentou evitar tudo o que se passou”.

“Não sei como pode iniciar um mandato com base na ilegalidade”, reagiu António Lopes considerando “ilegal” o modo como decorreu a eleição da mesa, não tendo havido admissão do ponto na ordem de trabalhos, nem reconhecimento da parte da AM da urgência de deliberação. “Os senhores têm problemas com os 2/3”, verificou o anterior presidente da Assembleia.

Satisfeito com a composição da nova mesa da Assembleia, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital revelou-se confiante numa “relação institucional com delimitação de funções que estão bem escritas na lei”. “ Não entraremos em guerrilhas que nos desgastem”, afirmou José Carlos Alexandrino.

LEIA TAMBÉM

União Europeia reforça frota de combate a incêndios

A Comissão Europeia anunciou esta hoje o reforço da frota europeia para combate aos incêndios …

Verão já começou, mas sol só regressa na quarta

O Verão chegou acompanhado de nuvens, chuva e temperaturas amenas. O sol só regressa quarta-feira …