Home - Sem categoria - Romão em Seia recebe exposição de rua do Museu Natural da Electricidade

Romão em Seia recebe exposição de rua do Museu Natural da Electricidade

O Museu Natural da Electricidade, em Seia promove, de 18 a 30 de Maio, uma exposição de rua na vila de São Romão, uma iniciativa que decorre associada ao Dia Internacional dos Museus, que este ano tem como tema “O Poder dos Museus”. A data também será assinalada com a entrada gratuita, no dia 18, neste espaço museológico e no Museu do Brinquedo.

Sob o título “Pelos Meandros do Imaterial”, São Romão recebe neste período uma mostra fotográfica, centrada nas vivências e memórias desta vila serrana com o património industrial, religioso e natural. A exposição é constituída por um conjunto de fotografias, da Fototeca Municipal e de Mário Novais (acervo à guarda da Fundação Calouste Gulbenkian), sendo complementada com textos de lendas locais.

A mostra fotográfica ficará em exposição na zona de maior actividade económica de São Romão e será dinamizada em colaboração com o comércio local, principais intervenientes na recolha e colocação diária das fotografias no espaço público.

O Museu Natural da Electricidade foi inaugurado em 2011 e está situado na Senhora do Desterro – São Romão, a 800 metros de altitude. Este espaço museológico nasceu a partir da centenária Central da Senhora do Desterro, e pretende divulgar o património tecnológico, natural, social e cultural associado à produção de energia eléctrica em Portugal, de 1909 até à actualidade.

Localizado no centro da cidade de Seia, o Museu do Brinquedo foi inaugurado em 2002 e apresenta uma colectânea de cerca de 10 mil brinquedos de Portugal e do mundo. O museu apela à fantasia das crianças e favorece, nos mais idosos, o “regresso” aos tempos felizes da infância.

LEIA TAMBÉM

Motos subiram à Torre para receberem a benção na Capela da Nossa Senhora do Ar

O nevoeiro e as temperaturas refrescantes não impediram algumas centenas de motociclistas, de todo país, …

Seia: Sandomil e Vila Cova à Coelheira a contas com incêndios

Sandomil e Vila Cova à Coelheira, no concelho de Seia, estão este momento a contas …