Home - Últimas - Rui Rio e António Costa estão a negociar candidatos às CCDR

Rui Rio e António Costa estão a negociar candidatos às CCDR

Os candidatos a presidentes das cinco comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR) deverão ser escolhidos em meados deste mês, avança o jornal Público esta sexta-feira. As negociações entre PS e PSD estão a ser conduzidas por António Costa e Rui Rio, diz o aquele diário. Marcelo promulgou lei esta quinta-feira, uma lei que a Direcção do PS considera ser um passo para a descentralização do país

O Público explica que Teresa Almeida, socialista e presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, deverá ser candidata. O seu nome está a ser negociado entre PS, PSD e PCP, os partidos com autarquias na região. Por outro lado, o actual presidente da CCDR do Norte, Freire de Sousa, não deverá ser indicado pela direcção socialista. O seu substituto poderá ser alguém da área do PSD.

“Há, da parte do PS, a preocupação de que os candidatos resultem de consenso” e que sejam encontrados de acordo com o “equilíbrio de representatividade regional, o equilíbrio de sensibilidades políticas e o equilíbrio de género”, disse António Mendonça Mendes, presidente da Federação de Setúbal do PS e secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, ao Público.

A lei sobre a eleição dos presidentes das comissões de coordenação foi promulgada esta quinta-feira pelo Presidente da República. O Governo continua a poder demitir os membros da direcção, mesmo que sejam eleitos pelos autarcas da respectiva região. A principal preocupação de Marcelo Rebelo de Sousa era evitar uma “regionalização encapotada”. Segundo o Público, a direcção do PS olha para a medida como uma forma de aprofundar a descentralização. E para Miguel Alves, presidente da Federação de Viana do Castelo do PS, trata-se de “uma experiência que vai ser acompanhada pelas pessoas e estas vão perceber se resulta e se se deve avançar para o passo seguinte” – ou seja, a regionalização.

LEIA TAMBÉM

Filme “Douce France”arrecadou o “Grande Prémio Ambiente” da 27ª edição do CineEco de Seia

“Douce France” arrecadou o “Grande Prémio Ambiente – Câmara Municipal de Seia” da  27ª edição …

Chuva está de regresso e temperaturas descem

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê o regresso da chuva ao território …