Home - Últimas -  Feira “Sabores da Terra” abre amanhã em Penacova

 Feira “Sabores da Terra” abre amanhã em Penacova

A feira “Sabores da Terra” vai abrir portas, amanhã, às 19h00, em Penacova, com tasquinhas a oferecer, durante três dias, o melhor da gastronomia regional, mais de duas dezenas de expositores a comercializar produtos agrícolas, música popular e, no último dia do certame (domingo, dia 13), um showcooking e uma transmissão de cinco horas do programa “Aqui Portugal, em directo na RTP1 e RTP Internacional, a mostrar o património histórico e paisagístico e alguns dos artistas deste concelho do distrito de Coimbra. Tudo com entradas gratuitas.

O cartaz de animação da feira, que irá decorrer no pavilhão Aniceto Simões, junto ao Agrupamento de Escolas de Penacova, começa pelas 22h00, com um espectáculo musical com o grupo FBI, que deve terminar por volta das 2h00 da madrugada. No sábado, o certame funcionará entre as 12h00 e as 2h00, contando, às 17h00, com o espectáculo do Rancho Folclórico, Cultural e Etnográfico de São Pedro de Alva. Às 22h, subirá ao palco o artista Tiago Silva, o finalista do programa “The Voice Portugal”, da RTP.

No domingo, o evento funcionará entre as 12h00 e as 19h00. Às 16h00, haverá um espectáculo com o Rancho Típico de Miro “Os Barqueiros do Mondego”. Às 20h00, subirá ao palco, numa aparição especial e muito aguardada, o “Saturno”, grupo musical que teve destaque nas décadas de 70 e 80 e que encerra a feira “Sabores da Terra”.

Durante os três dias do certame, dezenas de pequenos produtores locais irão vender, em bancas tradicionais, castanhas, mel, batatas, legumes, fruta, pão, broa, queijos, enchidos, tremoços, bolos caseiros, entre muitos outros.

No domingo, às 14h00, no interior do pavilhão do certame, haverá um showcooking, com o chef Nuno Cordeiro, denominado “Do mercado ao prato”. É um programa de dinamização de 19 mercados e feiras promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em parceria com a Câmara de Penacova e financiado pelo CENTRO 2020.

O evento “Sabores da Terra” não se vai circunscrever apenas à feira que irá decorrer no pavilhão Aniceto Simões. Há um conjunto de restaurantes do concelho que, integrados num festival gastronómico com o mesmo nome, vão servir, até final de Dezembro, nos seus estabelecimentos de restauração, alguns dos pratos mais tradicionais desta época do ano: arroz de míscaros, serrabulho, cabrito e chanfana.

“São quatro pratos da nossa cozinha tradicional que nos aquecem a alma! São receitas que passaram de geração em geração, que encaixam bem nesta época do ano em que as baixas temperaturas convidam a refeições mais quentes e prolongadas”, sublinha o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Coimbra.

LEIA TAMBÉM

Vila de Arganil tem novas zonas de coexistência entre peões e veículos

O centro da vila de Arganil dispõe de novas zonas de coexistência entre peões e …

Homem de 74 anos morre em acidente com máquina agrícola em Viseu

Um homem de 74 anos morreu hoje na sequência de um acidente com uma máquina …