Home - Últimas - Sabugal promete repetir presépio natural gigante construído com materiais recolhidos na natureza

Sabugal promete repetir presépio natural gigante construído com materiais recolhidos na natureza

O Centro Histórico do Sabugal volta, de 7 de Dezembro a 9 de Janeiro, a ser berço “do ‘Sabugal Presépio – O Maior Presépio Natural…’”, evento através do qual “o Município do Sabugal convida residentes e visitantes a deixarem-se envolver pelo espírito natalício e a surpreenderem os sentidos com a recriação do Presépio de Belém”. A estrutura ocupa cerca de 1.100 metros quadrados e é construído com recurso a materiais recolhidos na natureza, tais como troncos de castanheiros, heras e musgos.

Trata-se de uma recriação que contempla diversas cenas bíblicas relacionadas com o nascimento de Jesus, a uma escala em que os visitantes se sentem como parte integrante do mesmo que tem inauguração agendada para o dia 7 de Dezembro, pelas 17 horas, com parada de Natal e concerto pelas vozes do cantor lírico Carlos Guilherme e da fadista Teresa Tapadas, acompanhados ao piano por Pedro Vieira de Almeida. Entre bolas e estrelas, as luzes natalícias vão iluminar o Sabugal a partir desse dia inaugural.

Integrada na dinâmica do evento, a exposição de sensibilização ambiental intitulada ‘Estrelas de Natal brilham no Sabugal’ (com estrelas feitas a partir de materiais naturais e reciclados) vai estar patente na Rua 5 de Outubro e junto aos Paços do Concelho, uma mostra de trabalhos realizados pela Comunidade Escolar e IPSS do concelho.

Junto ao Castelo de Cinco Quinas realiza-se um “Mercadinho de Natal”, uma montra para exposição e venda de produtos e de artesanato local, que se organiza, igualmente, num formato online, por meio da plataforma SmartFarmer.

O ‘Sabugal Presépio’ apresenta ainda um programa de animação para toda a família, a decorrer aos fins-de-semana e feriados. O espaço dedicado aos mais novos vai contar com oficinas de origami, pinturas faciais, cinema de sombras e muitas outras surpresas. A programação engloba ainda várias actuações musicais, com a Associação Etnográfica de Sortelha, Sociedade Filarmónica Bendadense, Grupo Etnográfico do Sabugal e Grupo de Cavaquinhos da Bendada. Vai também ter lugar a apresentação de peça de teatro pelo Grupo Anel de Pedra – Escola de Artes, demonstração de Hip-Hop, concertos com a Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral/Polo do Ensino Articulado do Sabugal e os ‘The Undercovers’, animação itinerante com a Companhia Boca de Cão e o III Trail Terras do Lince organizado pelo Clube Terras do Côa. O concerto de encerramento está marcado para o dia 9 de Janeiro, em que a Academia Diplix apresenta o espectáculo ‘Músicas da Nossa Vida – Especial Músicas da Disney’.

Neste âmbito, a Câmara Municipal e a ADES – Associação Empresarial do Sabugal voltam a promover o Concurso de ‘Montras de Natal’, com o principal propósito de dinamizar o comércio local, destacando a criatividade dos comerciantes subordinada à temática dos elementos naturais. Para dar as boas-vindas a 2022, as cinco vilas medievais – Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior – iluminam-se com espectáculos pirotécnicos.

“O ‘Sabugal Presépio’ está assim assente numa estratégia de promoção e divulgação do território, que pretende envolver os locais e atrair mais visitantes, neste que é um evento tão identitário do concelho e que se reveste de um simbolismo ímpar. Aproveite e faça as suas compras de Natal no comércio local…”, remata uma nota da organização, alertando que o programa pode estar sujeito a alterações, em função da evolução da pandemia de Covid-19 e das subsequentes orientações da Direcção-Geral da Saúde.

LEIA TAMBÉM

Casos de COVID-19 explodiram em Tábua: 251 novos casos em oito dias

O concelho de Tábua registou 251 casos de COVID-19 nos últimos oito dias e o …

Foi adjudicada, por 7,8 milhões, a requalificação do pavilhão 5 do Hospital da Guarda e ULS avança nos tratamentos oftalmológicos

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou hoje que foi adjudicada a empreitada …