Home - Outros Destaques - Santa Casa da Misericórdia de Galizes proposta para receber medalha de Ouro do Município

Santa Casa da Misericórdia de Galizes proposta para receber medalha de Ouro do Município

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes é a entidade que a autarquia vai apresentar na próxima Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital para ser galardoada com a Medalha de Ouro do Município no dia 7 de Outubro. A proposta partiu do Presidente José Carlos Alexandrino e foi aprovada em reunião do executivo. Já a Cooperativa Agro-Pecuária da Beira Central de Oliveira do Hospital, Francisco Borges Garcia, Higino da Costa Borges, Manuel Oliveira Cruz e Vicente da Costa Pinto são os nomes indicados para as medalhas de Mérito Municipal.

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes, ou Irmandade da Misericórdia, é uma instituição fundada em 1668, pelo Padre João Alves Brandão, Vigário Geral do Bispado de Coimbra e actualmente funciona como instituição particular de solidariedade social, do foro canónico. Desenvolveu esforços no sentido de praticar a solidariedade social, com destaque nas áreas da infância, família, deficiência e terceira idade. Promove a autonomia e a integração dos portadores de deficiências, o desenvolvimento intelectual e motor das crianças, o bem-estar e equilíbrio físico e psicológico do idoso e a manutenção do acesso a medicamentos pela comunidade. Recentemente, inaugurou a Casa de N.ª Sr.ª da Visitação, um novo Lar residencial para a área da deficiência, também com valências de Residência Autónoma e Centro de Actividades Ocupacionais.

Fundada em 1964, Oliveira do Hospital, e estando hoje presente também em Arganil, Tábua e Seia, a Cooperativa Agro-Pecuária da Beira Central surge como uma das entidades indicadas para receber uma das medalhas de Mérito Municipal. O executivo de José Carlos Alexandrino justifica esta proposta por se tratar de uma instituição que pretende promover serviços de excelência ais seus 4650 cooperantes, visando o desenvolvimento socioeconómico e fomentando práticas agrícolas e florestais sustentáveis.

O líder durante vários anos da concelhia do PS Francisco Borges Garcia, nascido em Lagares da Beira a 12 de Junho de 1943, é outro dos nomes apresentados para receber a Medalha de Mérito Municipal. Francisco Borges Garcia filiou-se no PS logo após o 25 de Abril e integrou algumas listas da vereação e da Assembleia Municipal, um lugar que ainda hoje ocupa.

Higino da Costa Borges, se a proposta for aprovada, vai receber a homenagem a título póstumo. Falecido a 2 de Outubro de 2005, aos 73 anos, Higino distinguiu-se ao serviço dos corpos sociais do Clube Desportivo e Recreativo Vasco da Gama e foi um dos fundadores da Casa do Povo de Seixo da Beira. Em 1989 foi eleito Presidente da Junta de Freguesia de Seixo da Beira. Foi ainda membro da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital.

Considerado como um exemplo na defesa da cultura e tradições da Freguesia de S. Gião, Manuel Oliveira Cruz, 84 anos, é outro dos nomes que surge para receber a medalha de mérito. Finalmente, o outro dos nomes propostos para homenagear é o do médico veterinário, nascido em Meruge, em 1924, Vicente da Costa Pinto.

LEIA TAMBÉM

Cidade de Oliveira do Hospital às escuras com cortes de electricidade perto da meia-noite

A cidade de Oliveira do Hospital sofreu ontem próximo da meia-noite várias quebras de abastecimento …

CM Oliveira do Hospital cancelou concurso para exploração do Café Central, apesar de existir uma proposta

O Café Central em Oliveira do Hospital dificilmente vai abrir este Verão. É que a …